Iniciativas promovem ensino de cultura africana e afrobrasileira em escolas públicas
dc.contributor.author | Jardim, Isabela da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T18:43:06Z | |
dc.date.available | 2024-09-30T18:43:06Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279445 | |
dc.description.abstract | Aborda iniciativas pessoais de professores no ensino de história e da cultura africana e afro-brasileira em diferentes matérias na educação básica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Jornal da Universidade, 30 mar. 2023, ed. 139 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional | pt_BR |
dc.subject | Educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Cultura negra | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Iniciativas promovem ensino de cultura africana e afrobrasileira em escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de divulgação | pt_BR |
dc.contributor.photographer | Dutra, Flávio | |
dc.description.image | 1- Em uma sala de aula, em plano americano, todos alunos olham para a professora Perla Santos que está a falar e gesticular. Ela desenvolve o projeto Nobreza Negra com turma da 5ª série da EMEF Lidovino Fanton, no bairro Restinga, em Porto Alegre. 2, 3, 4, 5, 6, 7- Participantes do Projeto Batucação, que envolve dança e música com ritmos africanos, coordenados pelas professoras Leticia Farias e Gabriela Bins, no gramado da EMEF Deputado Victor Issler. Todos usam camiseta branca. 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15- Estudantes da 5.ª série da EMEF Lidovino Fanton, na Restinga, em Porto Alegre, desenvolvem estudos de Cultura Negra e Africanidades no projeto Realeza Negra. Entre as atividades, está o jogo Bafo Negro, com cartas que trazem dados e informações de personagens negros e negras importantes da história brasileira e mundial. 16- A turma da prof.ª Perla Santos, que utiliza o jogo do Bafo Negro em sala: na linha 1, da esquerda para a direita, Luis, Jenifer, Bruna, Eduarda, Kauã e Taylor; na linha 2, João Victor, Emilly, Analucia, David, Yasmim e Yasmin; na linha 3, Gustavo, Evelyn, Kauã, Jamilly, Erik e Larissa; na linha 4, Pietro, Ryan, Antônio, Jamilly Amaral, Emanuele e Pietro. Fonte: Secretaria de Comunicação Social/UFRGS, [202-]. Coloridas. | pt_BR |
dc.contributor.interviewedsources | Reis, Ana Paula | |
dc.contributor.interviewedsources | Brito, Alan Alves | |
dc.contributor.interviewedsources | Farias, Letícia Gomes | |
dc.contributor.interviewedsources | Santos, Perla | |
dc.contributor.interviewedsources | Kaercher, Gladis | |
dc.title.secondary | Educação | Professores buscam sua própria maneira de implementar a educação antirracista e destacam a necessidade de mudanças mais profundas no sistema educacional | pt_BR |
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