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dc.contributor.authorJardim, Isabela da Rosa
dc.date.accessioned2024-09-30T18:43:06Z
dc.date.available2024-09-30T18:43:06Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279445
dc.description.abstractAborda iniciativas pessoais de professores no ensino de história e da cultura africana e afro-brasileira em diferentes matérias na educação básica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJornal da Universidade, 30 mar. 2023, ed. 139pt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionalpt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleIniciativas promovem ensino de cultura africana e afrobrasileira em escolas públicaspt_BR
dc.typeArtigo de divulgaçãopt_BR
dc.contributor.photographerDutra, Flávio
dc.description.image1- Em uma sala de aula, em plano americano, todos alunos olham para a professora Perla Santos que está a falar e gesticular. Ela desenvolve o projeto Nobreza Negra com turma da 5ª série da EMEF Lidovino Fanton, no bairro Restinga, em Porto Alegre. 2, 3, 4, 5, 6, 7- Participantes do Projeto Batucação, que envolve dança e música com ritmos africanos, coordenados pelas professoras Leticia Farias e Gabriela Bins, no gramado da EMEF Deputado Victor Issler. Todos usam camiseta branca. 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15- Estudantes da 5.ª série da EMEF Lidovino Fanton, na Restinga, em Porto Alegre, desenvolvem estudos de Cultura Negra e Africanidades no projeto Realeza Negra. Entre as atividades, está o jogo Bafo Negro, com cartas que trazem dados e informações de personagens negros e negras importantes da história brasileira e mundial. 16- A turma da prof.ª Perla Santos, que utiliza o jogo do Bafo Negro em sala: na linha 1, da esquerda para a direita, Luis, Jenifer, Bruna, Eduarda, Kauã e Taylor; na linha 2, João Victor, Emilly, Analucia, David, Yasmim e Yasmin; na linha 3, Gustavo, Evelyn, Kauã, Jamilly, Erik e Larissa; na linha 4, Pietro, Ryan, Antônio, Jamilly Amaral, Emanuele e Pietro. Fonte: Secretaria de Comunicação Social/UFRGS, [202-]. Coloridas.pt_BR
dc.contributor.interviewedsourcesReis, Ana Paula
dc.contributor.interviewedsourcesBrito, Alan Alves
dc.contributor.interviewedsourcesFarias, Letícia Gomes
dc.contributor.interviewedsourcesSantos, Perla
dc.contributor.interviewedsourcesKaercher, Gladis
dc.title.secondaryEducação | Professores buscam sua própria maneira de implementar a educação antirracista e destacam a necessidade de mudanças mais profundas no sistema educacionalpt_BR


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