Madalena Schwartz e Gabz404 : o retrato fotográfico por uma transperspectiva
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo trata de uma análise comparativa entre dois estudos de caso, tendo como escopo retratos de pessoas dissidentes de gênero pelo viés da fotografia contemporânea brasileira. Na primeira parte, analisa os retratos fotográficos da série Travestis e Transformistas, da fotógrafa cisgênera Madalena Schwartz, em relação ao contexto histórico do Brasil da década de 70; na segunda parte, adentra na obra do fotógrafo transmasculino Gabz404 pelo projeto ser trans, em relação ao contexto co ...
O presente estudo trata de uma análise comparativa entre dois estudos de caso, tendo como escopo retratos de pessoas dissidentes de gênero pelo viés da fotografia contemporânea brasileira. Na primeira parte, analisa os retratos fotográficos da série Travestis e Transformistas, da fotógrafa cisgênera Madalena Schwartz, em relação ao contexto histórico do Brasil da década de 70; na segunda parte, adentra na obra do fotógrafo transmasculino Gabz404 pelo projeto ser trans, em relação ao contexto contemporâneo de 2020’s. Na terceira e última parte, por fim, traça aproximações e distanciamentos entre os dois trabalhos, partindo de uma abordagem cuir e decolonial com a proposta de escrever uma nova, e outra, história da arte. A relevância da presente pesquisa justifica-se pela contribuição aos estudos acadêmicos sobre identidades dissidentes de gênero na história da arte, tendo em vista a escassez de pesquisas sobre a temática e a necessidade de uma atualização referente às discussões de identidade, gênero e sexualidade no presente campo. Em conclusão, foi possível averiguar a importância do retrato fotográfico enquanto fonte documental da população LGBTQIAPN+ no Brasil, destacando as mudanças discursivas acerca da construção de identidades de gênero refletidas pela técnica fotográfica. ...
Resumen
El presente estudio es un análisis comparativo entre dos estudios de caso, con el alcance de retratos de personas disidentes de género desde la perspectiva de la fotografía brasileña contemporánea. En la primera parte, analiza los retratos fotográficos de la serie Travestis e Transformistas, de la fotógrafa cisgénera Madalena Schwartz, en relación con el contexto histórico del Brasil de los años 1970; en la segunda parte, se profundiza en el trabajo del fotógrafo transmasculino Gabz404 para el ...
El presente estudio es un análisis comparativo entre dos estudios de caso, con el alcance de retratos de personas disidentes de género desde la perspectiva de la fotografía brasileña contemporánea. En la primera parte, analiza los retratos fotográficos de la serie Travestis e Transformistas, de la fotógrafa cisgénera Madalena Schwartz, en relación con el contexto histórico del Brasil de los años 1970; en la segunda parte, se profundiza en el trabajo del fotógrafo transmasculino Gabz404 para el proyecto ser trans, en relación al contexto contemporáneo de 2020’s. En la tercera y última parte, finalmente, traza similitudes y distancias entre ambas obras, utilizando como metodología un enfoque cuir y decolonial con la propuesta de escribir una nueva y diferente historia del arte. La relevancia de esta investigación se justifica por su contribución a los estudios académicos sobre las identidades de género disidentes en la historia del arte, dada la escasez de investigaciones sobre el tema y la necesidad de una actualización sobre las discusiones sobre identidad, género y sexualidad en el campo actual. En conclusión, fue posible constatar la importancia del retrato fotográfico como fuente documental de la población LGBTQIAPN+ en Brasil, destacando los cambios discursivos respecto a la construcción de identidades de género reflejados por la técnica fotográfica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Coleções
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TCC Artes Visuais (660)
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