Arte indígena contemporânea : um caminho para uma educação crítica
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia investiga como a arte indígena contemporânea pode ser um caminho para a promoção de uma educação crítica e decolonial. Com base em uma revisão teórica e um estudo de caso do Acervo Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, a pesquisa demonstra que a inclusão dessa arte no currículo escolar ajuda a desconstruir estereótipos e a ampliar a consciência crítica dos alunos. A monografia também propõe práticas didáticas para integrar a arte indígena contemporânea no ensino, ressaltando a impor ...
Esta monografia investiga como a arte indígena contemporânea pode ser um caminho para a promoção de uma educação crítica e decolonial. Com base em uma revisão teórica e um estudo de caso do Acervo Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, a pesquisa demonstra que a inclusão dessa arte no currículo escolar ajuda a desconstruir estereótipos e a ampliar a consciência crítica dos alunos. A monografia também propõe práticas didáticas para integrar a arte indígena contemporânea no ensino, ressaltando a importância de uma educação mais inclusiva e representativa. ...
Abstract
This monograph investigates how contemporary Indigenous art can be a pathway to promoting critical and decolonial education. Based on a theoretical review and a case study of the Barão de Santo Ângelo Art Gallery Collection, this research demonstrates that the inclusion of Indigenous art in the school curriculum helps to deconstruct stereotypes and expand students' critical awareness. This monograph also proposes didactic practices to integrate Contemporary Indigenous art into education, highli ...
This monograph investigates how contemporary Indigenous art can be a pathway to promoting critical and decolonial education. Based on a theoretical review and a case study of the Barão de Santo Ângelo Art Gallery Collection, this research demonstrates that the inclusion of Indigenous art in the school curriculum helps to deconstruct stereotypes and expand students' critical awareness. This monograph also proposes didactic practices to integrate Contemporary Indigenous art into education, highlighting the importance of a more inclusive and representative education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License