A influência dos custos de transação na estruturação institucional : um estudo de caso da UBER
dc.contributor.advisor | Silva, Leonardo Xavier da | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Gabriel Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T06:18:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278804 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é explorar a relação entre os custos de transação e o desenho das instituições jurídicas no contexto da Economia e suas interações com a sociedade. Os custos de transação, na lógica de Ronald Coase (1937) e aprofundados por Oliver Williamson (1985), são essenciais para a definição da estrutura e do funcionamento das instituições e empresas ao redor do mundo. Aliado a análise institucional de Douglass North (1990), o trabalho discute como fatores históricos, sociais e políticos interagem com os custos de transação para moldar os quadros institucionais. Também examina os desafios e oportunidades contemporâneos enfrentados pelos ambientes regulatórios, considerando a evolução dos ambientes transacionais e a ascensão das plataformas digitais. Focando em um estudo de caso da empresa multinacional de transporte e tecnologia Uber, a pesquisa investiga como esses custos influenciam a escolha entre transações de mercado e mecanismos de governança hierárquicos, além de analisar como a instituição se adapta para minimizar esses custos. Por fim, destaca que gestão dos custos de transação otimiza a eficiência operacional da Uber, mas diante de um cenário econômico complexo e em constante transformação, a empresa enfrenta o desafio de sustentar seu modelo de negócio ao mesmo tempo que precisa garantir condições justas de trabalho para os seus motoristas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper explores the relationship between transaction costs and the framework of legal institutions within the Economy and their interaction with society. Transaction costs, under Ronald Coase (1937) and further developed by Oliver Williamson (1985), are essential to define the structure and functioning of institutions and companies worldwide. Drawing upon the insights of Douglas North's institutional analysis (1990), the paper discusses how historical, cultural, and political factors interact with transaction costs to shape institutional frameworks. It also examines the modern challenges and opportunities faced by regulatory environments, considering the evolution of transactional environments and the rise of digital platforms. Focusing on a case study of the multinational transportation and technology company Uber, the research investigates how these costs influence the choice between market transactions and hierarchical governance mechanisms and also analyses how the institution adapts to minimize these costs. Finally, it highlights that managing transaction costs optimizes Uber's operational efficiency, but faced with a complex and constantly changing economic scenario, the company faces the challenge of sustaining its business model while needing to guarantee fair working conditions for its drivers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Economia institucional | pt_BR |
dc.subject | Transaction costs | en |
dc.subject | Custo | pt_BR |
dc.subject | Institutional economics | en |
dc.subject | Plataforma digital | pt_BR |
dc.subject | Market transactions | en |
dc.subject | Institutional analysis | en |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.subject | Transactionak environments | en |
dc.subject | Digital plataforms | en |
dc.subject | UBER | en |
dc.title | A influência dos custos de transação na estruturação institucional : um estudo de caso da UBER | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001210581 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License