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dc.contributor.advisorSilva, Leonardo Xavier dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Gabriel Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T06:18:38Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278804pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é explorar a relação entre os custos de transação e o desenho das instituições jurídicas no contexto da Economia e suas interações com a sociedade. Os custos de transação, na lógica de Ronald Coase (1937) e aprofundados por Oliver Williamson (1985), são essenciais para a definição da estrutura e do funcionamento das instituições e empresas ao redor do mundo. Aliado a análise institucional de Douglass North (1990), o trabalho discute como fatores históricos, sociais e políticos interagem com os custos de transação para moldar os quadros institucionais. Também examina os desafios e oportunidades contemporâneos enfrentados pelos ambientes regulatórios, considerando a evolução dos ambientes transacionais e a ascensão das plataformas digitais. Focando em um estudo de caso da empresa multinacional de transporte e tecnologia Uber, a pesquisa investiga como esses custos influenciam a escolha entre transações de mercado e mecanismos de governança hierárquicos, além de analisar como a instituição se adapta para minimizar esses custos. Por fim, destaca que gestão dos custos de transação otimiza a eficiência operacional da Uber, mas diante de um cenário econômico complexo e em constante transformação, a empresa enfrenta o desafio de sustentar seu modelo de negócio ao mesmo tempo que precisa garantir condições justas de trabalho para os seus motoristas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper explores the relationship between transaction costs and the framework of legal institutions within the Economy and their interaction with society. Transaction costs, under Ronald Coase (1937) and further developed by Oliver Williamson (1985), are essential to define the structure and functioning of institutions and companies worldwide. Drawing upon the insights of Douglas North's institutional analysis (1990), the paper discusses how historical, cultural, and political factors interact with transaction costs to shape institutional frameworks. It also examines the modern challenges and opportunities faced by regulatory environments, considering the evolution of transactional environments and the rise of digital platforms. Focusing on a case study of the multinational transportation and technology company Uber, the research investigates how these costs influence the choice between market transactions and hierarchical governance mechanisms and also analyses how the institution adapts to minimize these costs. Finally, it highlights that managing transaction costs optimizes Uber's operational efficiency, but faced with a complex and constantly changing economic scenario, the company faces the challenge of sustaining its business model while needing to guarantee fair working conditions for its drivers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia institucionalpt_BR
dc.subjectTransaction costsen
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectInstitutional economicsen
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectMarket transactionsen
dc.subjectInstitutional analysisen
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectTransactionak environmentsen
dc.subjectDigital plataformsen
dc.subjectUBERen
dc.titleA influência dos custos de transação na estruturação institucional : um estudo de caso da UBERpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001210581pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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