Show simple item record

dc.contributor.advisorSchmidt, Rita Terezinhapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Lucas Demingos dept_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T06:44:16Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278703pt_BR
dc.description.abstractEsta tese examina três afetos que podem decorrer de perdas não reconhecidas, com o objetivo de compreender o que, nesses contextos, eles fazem: a melancolia, a culpa e o ódio. Para isso, recorro a alguns textos literários de modo a refletir com eles sobre as direções que somos orientados quando lamentamos perdas que, de acordo com certos enquadramentos, não são reconhecidas como perdas. E ainda, o que acontece quando essas orientações desalinham, desafiam, perturbam e/ou rompem os limites desses enquadramentos. A Introdução esboça algumas das premissas e noções centrais desta tese, elaborando sobre as relações entre luto, indignação política e estética. O capítulo 2 apresenta as bases teóricas desta tese, refletindo a respeito dos vínculos entre perda, luto, reconhecimento e afeto. O capítulo 3 examina como a melancolia orienta o conto “Além do ponto”, de Caio Fernando Abreu e os romances A palavra que resta, de Stênio Gardel e Aquele que é digno de ser amado, de Abdellah Taïa. O capítulo 4, com o auxilio de poemas de Frank Bidart, segue as direções em que a culpa orienta em contextos de HIV/aids. O capítulo 5 investiga o que o ódio faz em A single man, de Christopher Isherwood. Por fim, essa tese argumenta que afetos que são comumente desprezados, considerados paralisantes, que devem ser abandonados para seguirmos em frente com as nossas vidas, na verdade, orientam em direções inesperadas. Eles são capazes de nos desorientar e com isso, podem abrir vias para uma relação crítica com os termos que determinam o que é inteligível e o que não é, o que pode ser sentido e o que não pode, que perdas podem ser lamentadas e quais não podem, que vidas podem ser vividas e quais não podem. Em outras palavras, esses afetos possuem a potência de, por um lado, perturbar as linhas retas e as molduras que delineiam as formas de vida, desejos, práticas e perdas passíveis de luto. Por outro lado, possibilitam uma abertura para acolher e amparar os corpos, as perdas, os afetos, os lamentos, as celebrações e as orientações que são inapreensíveis e sem forma, promovendo suporte mútuo tanto para se articularem quanto espaços para suas opacidades.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis examines three affects which can result from unrecognized losses, with the aim to understand what, in these contexts, they do: melancholy, guilt and hate. For that, I resort to some literary texts in order to reflect with them about the directions which we are oriented when we grieve losses that, according to some frames, are not recognizable as losses. Also, what follows when these orientations misalign, challenge, disturb and/or break the limits of those frames. The Introduction outlines some of the central premisses and notions of this thesis, elaborating on the relations between grief, political outrage and aesthetics. Chapter 2 presents the theoretical grounds of this thesis, reflecting on the nexus between loss, grieve, recognition and affect. Chapter 3 examines how melancholy orients the short story “Além do ponto”, by Caio Fernando Abreu and the novels A palavra que resta, by Stênio Gardel and Aquele que é digno de ser amado, by Abdellah Taïa. Chapter 4, with the help of poems by Frank Bidart, follows the directions in which guilt orients in HIV/AIDS contexts. Chapter 5 inquires what hate does in A single man, by Christopher Isherwood. Finally, this thesis argues that affects which are commonly disregarded, considered paralyzing, which must be abandoned so we can move on with our lives, in truth, orient in unexpected directions. They are capable of disorient us and therefore, they can open ways to a critic relation with the terms that determine what is intelligible and what is not, what can affect and what cannot, which losses can be grieved and which cannot, which lives are livable and which aren’t. In other words, these affects have the power to, on one hand, disturb the straight lines and the frames that delineate the forms of life, desires, practices and losses that are grievable. On the other hand, they allow an openness to harbor and sustain the bodies, losses, affects, laments, commemorations and orientations which are inapprehensible and formless, promoting mutual support both to articulate themselves and spaces for their opacities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtwood, Margaret, 1939-pt_BR
dc.subjectAffecten
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectLossen
dc.subjectPerdapt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectRecognitionen
dc.subjectQueer theoryen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.titleDepois da perda : afetos, orientações e narrativas queerpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001209816pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record