Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSarmento, Simonept_BR
dc.contributor.authorAdeyanju, Jesutofunmi Faithpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T06:44:14Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278700pt_BR
dc.description.abstractOs resumos dos artigos de pesquisa servem como entrada para os leitores filtrarem informações e determinarem o valor do trabalho de pesquisa, desempenhando um papel importante na promoção do trabalho. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar as diferenças e semelhanças entre resumos de artigos de pesquisa em inglês publicados na revista brasileira Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA) e na revista Applied Linguistics Journal (ALJ), ambas na área de linguística aplicada. Para atingir os objetivos da pesquisa, um corpus de sessenta resumos publicados entre 2017 e 2022 foi selecionado em periódicos acadêmicos brasileiros e internacionais e analisado por meio de uma estrutura baseada em gênero. As sentenças foram codificadas e analisadas usando o padrão dos cinco movimentos de Pho (2008). Uma combinação de análises quantitativas e qualitativas foi utilizada neste estudo para identificar as frequências de movimentos retóricos e as etapas que ajudaram a realizar esses movimentos. Os resultados revelam várias diferenças significativas nas características dos resumos entre as duas revistas. O RBLA, possui resumos mais curtso e um uso mais variado de movimentos. Por outro lado, o ALJ possui uma estrutura de movimentos mais consistente e convencional, um maior número de movimentos, e tende a fornecer informações mais abrangentes nos resumos em comparação ao RBLA. O estudo levanta implicações pedagógicas ao criar consciência das estruturas retóricas para a escrita de resumos, em especial na área de linguística aplicada, e aponta para a necessidade de os professores conscientizarem os alunos sobre as convenções de escrita em suas áreas e orientá-los na seleção de movimentos retóricos apropriados para resumos de artigos de pesquisa de qualidade. Além disso, o estudo recomenda incorporar elementos de organização retórica nos cursos de redação acadêmica para estudantes de pós-graduação, a fim de capacitar os alunos e aprimorar sua proficiência na redação acadêmica.pt_BR
dc.description.abstractResearch article abstracts serve as an entry point or initial overview which provides a summary of the content for readers to filter information and determine the value of the research paper, playing an important role in promoting the research. Hence, this study aims to investigate the differences and similarities between research article abstracts written in English published in the Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA) and the Applied Linguistics Journal (ALJ) both in the field of applied linguistics. To achieve the research objectives, a corpus of sixty abstracts published between 2017 and 2022 were selected from Brazilian and international academic journals and analyzed using a genre-based framework. Sentences were coded and analyzed using Pho’s (2008) five-move pattern. A combination of quantitative and qualitative methods was used to pinpoint the frequencies of moves in abstracts and steps which helped realize these moves. The findings of the study reveal several significant differences in the abstract features between RBLA and ALJ. RBLA, has a more varied use of moves and shorter abstracts, on the other hand, ALJ has a more consistent and conventional move structure, a greater number of moves, and tends to provide more comprehensive information in the abstracts compared to RBLA. This study raises pedagogical implications by creating awareness of rhetorical structures for abstract writing, especially in applied linguistics. It suggests that instructors should raise students' awareness about writing conventions in their fields and guide them in selecting appropriate rhetorical moves for quality research article abstracts. Also, the study recommends incorporating rhetorical organization into academic writing courses for postgraduate students to empower learners and enhance their academic writing proficiency.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectRhetorical Move Analysisen
dc.subjectAnálise de gêneropt_BR
dc.subjectGenre Analysisen
dc.subjectResumospt_BR
dc.subjectApplied Linguisticen
dc.subjectResearch Article Abstractsen
dc.titleInvestigating the rhetorical move structure in english abstracts published in international and brazil journal in the field of applied linguisticspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples