Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLamers, Juliana Maciel de Souzapt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorLuce, Maria Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T06:44:02Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278687pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa a oferta de vagas no curso noturno de Odontologia de uma universidade federal enquanto democratização da Educação Superior com justiça social. Relata pesquisa empírica com ingressantes e concluintes do diurno e noturno, realizada por meio de aplicação de questionário e consulta a microdados do Censo da Educação Superior. A análise envolveu distribuição de frequências e teste estatístico. O curso de Odontologia noturno recebe mais estudantes acima de 25 anos, primeiros da família a cursar graduação, com intervalo de três anos ou mais entre o fim do Ensino Médio e o ingresso no curso, trabalhadores e com renda familiar menor que os ingressantes do diurno. O curso noturno tem menor número de concluintes pretos e pardos e de egressos das escolas públicas do que os ingressados, o que denota a fragilidade destes grupos na permanência e conclusão da Educação Superior. A oferta de vagas noturnas de Odontologia em universidade federal contribui para a justiça social na Educação Superior, ainda que seja necessário avançar na redução das desigualdades sociais e educacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the offer of enrollment in the evening program in Dentistry at a federal university as a tool for the democratization of Higher Education with social justice. It reports empirical research with freshmen and graduates of daytime and evening programs, using a questionnaire and consultation to microdata from the Higher Education Census in Brazil. The analysis involved frequency distribution and statistical test. The Dentistry evening program showed a different student profile than the daytime program: average age over 25 years; longer interval between high school and university admission; larger proportion of students who are the first in their families to reach Higher Education; and, mainly, more working students. The evening course has a smaller number of black and brown graduates and public school graduates than new entrants, which demonstrate the fragility of these groups in terms of permanence and completion of Higher Education. Therefore, a Dentistry evening program at a public university somehow contributes to social justice in Higher Education, even though it is still necessary to reduce social and educational inequalities.en
dc.description.abstractEste artículo analiza la oferta de cupos en el programa nocturno de Odontología en una universidad federal de Brasil como una política de democratización de la Educación Superior con justicia social. Se reporta una investigación empírica con estudiantes de primer año y egresados de pregrado en clases diurna y nocturna, a través de la aplicación de un cuestionario y consulta con microdatos del Censo de Educación Superior. El análisis involucró distribución de frecuencias y prueba estadística. La carrera de Odontología nocturna recibe más estudiantes mayores de 25 años, primeros de la familia en asistir a la Educación Superior, con un intervalo de tres años o más entre la finalización del bachillerato y el ingreso en pregrado, trabajadores y con menores ingresos familiares que los que ingresan en la misma carrera para curso diurno. El programa nocturno cuenta con un número menor de egresados negros, morenos y de escuelas públicas que los que ingresaron, lo que demuestra la fragilidad de estos grupos en la permanencia y culminación de la Educación Superior. La oferta de cupos nocturnos en Odontología en una universidad federal contribuye a la justicia social en la Educación Superior, si bien es necesario avanzar en la reducción de las desigualdades sociales y educativas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 32, n. 123 (abr./jun. 2024), 23 p., e0244238pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccess to higher educationen
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectFaculty of dentistryen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectSocial justiceen
dc.subjectJustiça socialpt_BR
dc.titleDemocratização do acesso à Educação Superior brasileira : o curso noturno de Odontologia na perspectiva da justiça socialpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001205608pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples