Dificuldades enfrentadas por mulheres docentes no contexto acadêmico após o retorno da licença maternidade
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Objetivo: Conhecer as dificuldades enfrentadas por mulheres docentes da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS no retorno ao trabalho após licença maternidade. Método: Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado com 8 docentes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário semi-estruturado em meio eletrônico. Para a análise qualitativa dos dados obtidos utilizou- ...
Objetivo: Conhecer as dificuldades enfrentadas por mulheres docentes da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS no retorno ao trabalho após licença maternidade. Método: Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado com 8 docentes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário semi-estruturado em meio eletrônico. Para a análise qualitativa dos dados obtidos utilizou-se a análise temática de conteúdo de Bardin. Resultados: a análise resultou em duas categorias temáticas: sobreposição de atividades e rede de apoio. Observou-se que a maternidade repercute na produtividade acadêmica das docentes. Estas enfrentam sobreposição de atividades que geram para além da diminuição na produtividade científica, sobrecarga, exaustão e cansaço. Apesar dessas mulheres possuírem direitos escritos em lei relacionados à maternidade, elas sofrem inúmeros questionamentos, pressões, discriminações e preconceitos ao retornarem às suas atividades, sofrendo então uma violência institucional velada. Por fim, evidenciou-se que a universidade não é reconhecida como rede de apoio às mães docentes, considerando que não há flexibilidade e empatia e as mulheres demonstram não se sentirem acolhidas nesse local, recorrendo à rede de apoio familiar. Conclusão: Esta pesquisa identificou a necessidade de mudanças no cenário atual para proporcionar um ambiente acolhedor, flexível e saudável para essas mães docentes. É fundamental garantir que não haja prejuízos e impactos negativos em suas carreiras quando decidem ter filhos e, consequentemente, diminuir as repercussões prejudiciais na saúde mental dessas mulheres. ...
Abstract
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
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TCC Enfermagem (1143)
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