A literatura de ficção histórica LGBTQ+ e seus públicos : percepções sobre o passado, a disciplina e os historiadores
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho procura entender como leitores do gênero de Ficção Histórica LGBTQ+ recebem as representações do passado histórico oferecidas por essas obras. Mais especificamente, procuramos compreender de que formas os leitores respondem afetivamente a essas produções, como recebem as informações históricas presentes nelas, e como as relacionam com o seu conhecimento histórico anterior e com o que consideram ser o trabalho de um historiador. Para isso, propomos a análise dos comentários de leit ...
Este trabalho procura entender como leitores do gênero de Ficção Histórica LGBTQ+ recebem as representações do passado histórico oferecidas por essas obras. Mais especificamente, procuramos compreender de que formas os leitores respondem afetivamente a essas produções, como recebem as informações históricas presentes nelas, e como as relacionam com o seu conhecimento histórico anterior e com o que consideram ser o trabalho de um historiador. Para isso, propomos a análise dos comentários de leitores do gênero publicados em plataformas virtuais de interação entre leitores e consumidores, os considerando como pertencentes a uma comunidade interpretativa. Mostramos que leitores do gênero se relacionam de formas afetivas com essas obras, se identificando com suas representações, e as considerando importantes fontes de representatividade histórica para a comunidade LGBTQ+. Essas obras também são consideradas por seus leitores ferramentas de aprendizado sobre o passado mais interessantes e efetivas do que um livro de história. Além disso, essas produções possibilitam e incentivam a criação de discursos sobre a disciplina Histórica que desafiam e questionam seus pressupostos teórico-metodológicos e o papel do historiador como figura autorizada a interpretar e representar o passado apropriadamente. ...
Abstract
This work seeks to understand how readers of the LGBTQ+ Historical Fiction genre receive the representations of the historical past offered by these works. More specifically, we seek to understand how readers respond affectively to these productions, how they receive the historical information present in them, and how they relate it to their previous historical knowledge and with what they consider to be the work of a historian. To this end, we propose the analysis of comments from readers of t ...
This work seeks to understand how readers of the LGBTQ+ Historical Fiction genre receive the representations of the historical past offered by these works. More specifically, we seek to understand how readers respond affectively to these productions, how they receive the historical information present in them, and how they relate it to their previous historical knowledge and with what they consider to be the work of a historian. To this end, we propose the analysis of comments from readers of the genre that are published on virtual platforms of interaction between readers and consumers, considering these readers as members of an interpretive community. We show that readers of the genre relate emotionally to these works, identifying with their representations, and considering them important sources of historical representation for the LGBTQ+ community. These works are also considered by their readers to be more interesting and effective learning tools about the past than history books. Furthermore, these productions enable and encourage the creation of discourses about the Historical discipline that challenge and question its theoretical-methodological assumptions and the role of the historian as a figure authorized to interpret and represent the past appropriately. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (789)
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