Ensino do futsal e bell hooks : primeiras aproximações
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade apresentar as aproximações encontradas entre as experiências do ensino de futsal para mulheres no projeto de extensão Futsal Feminista, que aconteceu no ginásio da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a teoria de bell hooks que trata sobre o ensino. O projeto oferece um espaço para mulheres, com e sem vínculo com a universidade, para aprender e praticar o futsal. O objetiv ...
O presente trabalho tem como finalidade apresentar as aproximações encontradas entre as experiências do ensino de futsal para mulheres no projeto de extensão Futsal Feminista, que aconteceu no ginásio da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a teoria de bell hooks que trata sobre o ensino. O projeto oferece um espaço para mulheres, com e sem vínculo com a universidade, para aprender e praticar o futsal. O objetivo do estudo foi discutir sobre o ensino de futsal e pensar em uma nova possibilidade de teoria para discutir a prática pedagógica no ensino de futsal e de outras modalidades. Esse é um estudo qualitativo que analisou as informações produzidas por meio de uma pesquisa-ação. A partir da análise feita das informações foi possível encontrar relação entre a teoria de hooks e as experiências no projeto, no que diz respeito ao que pode ter interferido no ensino e aprendizagem nas aulas do projeto. Portanto, a teoria de hooks auxiliou essa pesquisa na compreensão do processo de ensino de futsal e poderia ser uma nova base teórica para pesquisas no campo sobre ensino de esportes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Educação Física (1266)
Este item está licenciado na Creative Commons License