Por que devemos ensinar História das Ciências em aulas de Ciências? : contribuições a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica
View/ Open
Date
2022Type
Title alternative
Why should we teach History of Science in Science class? : contributions from the critical meaningful learning Theory
¿Por qué debemos enseñar Historia de la Ciencia en las clases de Ciencia? : contribuciones a partir de la Teoría de Aprendizaje Significativo Crítico
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A abordagem histórica tem uma tradição consolidada na pesquisa em ensino de Ciências. Mesmo assim, artigos recentes têm apontado a persistente necessidade de explicitar os objetivos pedagógicos de tais propostas. Ademais, objeções diversas à abordagem histórica ainda são comuns na área de ensino de ciências. A partir disso, no presente trabalho, temos por objetivo discutir as potencialidades e os cuidados pedagógicos necessários em atividades didáticas com abordagem histórica, a partir do quadr ...
A abordagem histórica tem uma tradição consolidada na pesquisa em ensino de Ciências. Mesmo assim, artigos recentes têm apontado a persistente necessidade de explicitar os objetivos pedagógicos de tais propostas. Ademais, objeções diversas à abordagem histórica ainda são comuns na área de ensino de ciências. A partir disso, no presente trabalho, temos por objetivo discutir as potencialidades e os cuidados pedagógicos necessários em atividades didáticas com abordagem histórica, a partir do quadro teórico formado pela Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Em especial, argumen-tamos que, diante do cenário contemporâneo, é necessário que os alunos construam conhecimentos científicos bem como desenvolvam uma postura crítica, de “distanciamento antropológico”, para que sejam capazes de atuar no sentido de articular um mundo habitável e mais justo. Ao longo do trabalho, apresentamos brevemente os pressupostos da teoria, discutimos as potencialidades da abor-dagem histórica à luz de seus princípios, expomos alguns cuidados metodológicos e, por fim, respondemos a objeções comuns à abordagem histórica. ...
Abstract
The historical approach has an established tradition in science teaching research. Even so, recent articles have pointed out the persistent need to clarify the pedagogical objectives of such proposals. Furthermore, various objections to the historical approach are still common in the field of science education. This work aims to discuss the potential and pedagogical care needed in didactic activities with a historical approach from the theoretical framework formed by the Critical Meaningful Lea ...
The historical approach has an established tradition in science teaching research. Even so, recent articles have pointed out the persistent need to clarify the pedagogical objectives of such proposals. Furthermore, various objections to the historical approach are still common in the field of science education. This work aims to discuss the potential and pedagogical care needed in didactic activities with a historical approach from the theoretical framework formed by the Critical Meaningful Learning Theory. In particular, we argue that, given the contemporary scenario, students must construct scientific knowledge and develop a critical posture of “anthropological distance” to act in the sense of articulating a more fair and habitable world. Throughout the work, we briefly present the presuppositions of the theory, discuss the potential of the historical approach in light of its principles, expose some methodological precautions, and, finally, respond to common objections to the historical approach. ...
Resumen
El abordaje histórico tiene una tradición consolidada en la investigación en la enseñanza de Ciencia. No obstante, artículos recientes apuntan la persistente necesidad de explicitar los objetivos pedagó-gicos de tales propuestas. Además, diversas objeciones al abordaje histórico aún son comunes en el área de la enseñanza de ciencias. A partir de esto, en el presente trabajo, tenemos por objetivo discutir las potencialidades y los cuidados pedagógicos necesarios en actividades didácticas con abo ...
El abordaje histórico tiene una tradición consolidada en la investigación en la enseñanza de Ciencia. No obstante, artículos recientes apuntan la persistente necesidad de explicitar los objetivos pedagó-gicos de tales propuestas. Además, diversas objeciones al abordaje histórico aún son comunes en el área de la enseñanza de ciencias. A partir de esto, en el presente trabajo, tenemos por objetivo discutir las potencialidades y los cuidados pedagógicos necesarios en actividades didácticas con abordaje his-tórico, a partir del cuadro teórico formado por la Teoría de Aprendizaje Significativo Crítico. En especial, argumentamos que, frente al escenario contemporáneo, es necesario que los alumnos cons-truyan conocimientos científicos así como que desarrollen una postura crítica, de “distanciamiento antropológico”, para que sean capaces de actuar en el sentido de articular un mundo habitable y más justo. A lo largo del trabajo, presentamos brevemente las premisas de la teoría, discutimos las poten-cialidades del abordaje histórico a la luz de sus principios, exponemos algunos cuidados metodológicos y, por último, respondemos objeciones comunes al abordaje histórico. ...
In
Espaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 484-510
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42111)Exact and Earth Sciences (6308)
This item is licensed under a Creative Commons License
