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dc.contributor.authorPasian, Sonia Reginapt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Acacia Aparecida Angeli dospt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T06:38:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1414-9893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278481pt_BR
dc.description.abstractA temática da formação do psicólogo no Brasil no campo da avaliação psicológica ocupa importante lugar na literatura científica da área, com enfoques e levantamentos diversos. Este trabalho procura agregar conhecimento ao campo por meio de reflexão teórica e vivencial sobre diretrizes formativas em avaliação psicológica, acompanhando a construção da própria Psicologia no país. Recorreu-se a um levantamento de informações disponíveis em periódicos, anais de eventos científicos e em sites de associações científicas de Psicologia, selecionando produções qualitativamente relevantes para retratar uma perspectiva longitudinal sobre a formação em processos de avaliação psicológica, acrescentando vivências e memórias construídas ao longo de várias décadas de atuação na área. Procurou-se caracterizar algumas ações implementadas no campo desde a regulamentação da profissão até os desafios contemporâneos, enfatizando contribuições significativas de diferentes pesquisadores e grupos de investigação científica no país. O principal destaque deste trabalho está em evidenciar que a área de avaliação psicológica se movimentou no sentido de alterar sua atenção sobre os instrumentais (testes e materiais psicológicos) para os processos psicológicos envolvidos nessa prática profissional exclusiva da Psicologia no Brasil. Finaliza-se o trabalho com novos desafios impostos para essa especialidade profissional na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractProfessional training occupies an important place in the field of psychological assessment, appearing in the scientific literature under various approaches and surveys. This study seeks to add knowledge to this topic by means of a theoretical and experiential reflection on education guidelines, following the constitution of Psychology itself in Brazil. A bibliographical survey was carried out on journals, annals of scientific events and websites of Psychology scientific associations, selecting relevant academic productions to portrayal longitudinal perspective on training in psychological assessment, adding experiences and memories built over several decades of work. The text characterizes some actions implemented in Psychology, from its regulation to contemporary challenges, emphasizing significant contributions from different researchers and research groups in the country. Its main highlight is in revealing that psychological assessment changed its focus from instruments (psychological tests and materials) towards psychological processes involved in this professional practice that are exclusive to Brazilian Psychology. In conclusion, the paper points to contemporary new challenges imposed to this profession.en
dc.description.abstractLa formación de psicólogos en Brasil en el campo de la evaluación psicológica es un tema que ocupa un lugar destacado en la literatura científica del área, con diferentes enfoques y planteamientos. Este trabajo pretende contribuir con la reflexión teórica y experiencial sobre los planteamientos de formación en evaluación psicológica, siguiendo la construcción de la propia Psicología en el país. Se recogió la información disponible en revistas, anales de eventos científicos y en las páginas web de asociaciones científicas de Psicología, seleccionando las producciones cualitativamente relevantes para caracterizar una perspectiva longitudinal sobre la formación en procesos de evaluación psicológica, sumándose a experiencias y memorias construidas a lo largo de décadas de experiencia en el campo. Se buscó caracterizar algunas acciones puestas en marcha en el campo desde la regulación de la profesión hasta los desafíos contemporáneos, destacando los aportes significativos de diferentes investigadores y grupos de investigación científica del país. El principal destaque de este trabajo es mostrar que el área de evaluación psicológica pasó a trasladar su atención de las herramientas (tests y materiales psicológicos) a los procesos psicológicos involucrados en esta práctica profesional exclusiva de la Psicología en Brasil. Se finaliza con los nuevos retos impuestos para esta especialidad profesional en la contemporaneidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : ciência e profissão. Brasília. Vol. 42, nesp (2022), e263867, p. 1-14.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistoria da psicologiapt_BR
dc.subjectProfessional trainingen
dc.subjectPsychological assessmenten
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectTestes psicológicospt_BR
dc.subjectPsychological testen
dc.subjectAssessment processen
dc.subjectFormação do psicológopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectFormación profesionales
dc.subjectEvaluación Psicológicaes
dc.subjectTest psicológicoes
dc.subjectProcesos de evaluaciónes
dc.titleDo teste ao processo de avaliação psicológica: memórias sobre a formação do psicólogo no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeFrom test to process in psychological assessment : memories on psychology training in Brazilen
dc.title.alternativeDel test al proceso de evaluación psicológica : memorias sobre la formación del psicólogo en Brasiles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001201357pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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