Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorrêa, Ivan Livindo de Sennapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-31T06:18:08Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278300pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo refletir sobre a cultura corporal e a cultura afro-brasileira, enquanto conteúdo escolar, e diagnosticar as vivências dos alunos do Ensino Médio na cultura corporal afro-brasileira. Para realizar a pesquisa aplicou-se um questionário com questões abertas e fechadas a 49 estudantes do Ensino Médio, os quais concordaram em participar da pesquisa. Como resultados constatou-se que as áreas que mais trabalham a cultura afro-brasileira na escola são História, Geografia e Sociologia. Observou-se resistência dos estudantes em optarem por atividades da cultura corporal afro-brasileira, como uma modalidade, em Educação Física. A vivência na cultura corporal dos estudantes é basicamente em esporte, dança e ginástica de origem europeia. Os estudantes apontam como perspectiva a oferta do ensino de capoeira e dança como disciplina eletiva, porém não como conteúdo da Educação Física escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to think over body culture and Afro-brazilian culture as school subject as well diagnose the experience of high school students on Afro-brazilian body culture. It was applied a questionnaire with opened and closed questions to 49 high schoolers that agreed to take part on the research. As results were identified the fields which work on Afro-brazilian body culture the most: history, geography and socilogy. It was observed some resistance from the students to choose activities which evolved Afro-brazilian body culture as Physical Education activity. The students’ experience on body culture is basically on sports such as dance and gymnastics from European origin. The students suggest as a proposal to provide capoeira and dance as an optative activity but not as a regular subject on Physical Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 25, n. 1 (jan./jun. 2012) p. 81-105pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAfro-brazilian body culture at schoolen
dc.subjectEducação física : Ensino médiopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectResistanceen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPerspective of high schoolersen
dc.titleCultura corporal afro-brasileira na escola: resistência e perspectiva de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922588pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples