Cultura corporal afro-brasileira na escola: resistência e perspectiva de estudantes do ensino médio
dc.contributor.author | Corrêa, Ivan Livindo de Senna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-31T06:18:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-6041 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278300 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo refletir sobre a cultura corporal e a cultura afro-brasileira, enquanto conteúdo escolar, e diagnosticar as vivências dos alunos do Ensino Médio na cultura corporal afro-brasileira. Para realizar a pesquisa aplicou-se um questionário com questões abertas e fechadas a 49 estudantes do Ensino Médio, os quais concordaram em participar da pesquisa. Como resultados constatou-se que as áreas que mais trabalham a cultura afro-brasileira na escola são História, Geografia e Sociologia. Observou-se resistência dos estudantes em optarem por atividades da cultura corporal afro-brasileira, como uma modalidade, em Educação Física. A vivência na cultura corporal dos estudantes é basicamente em esporte, dança e ginástica de origem europeia. Os estudantes apontam como perspectiva a oferta do ensino de capoeira e dança como disciplina eletiva, porém não como conteúdo da Educação Física escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to think over body culture and Afro-brazilian culture as school subject as well diagnose the experience of high school students on Afro-brazilian body culture. It was applied a questionnaire with opened and closed questions to 49 high schoolers that agreed to take part on the research. As results were identified the fields which work on Afro-brazilian body culture the most: history, geography and socilogy. It was observed some resistance from the students to choose activities which evolved Afro-brazilian body culture as Physical Education activity. The students’ experience on body culture is basically on sports such as dance and gymnastics from European origin. The students suggest as a proposal to provide capoeira and dance as an optative activity but not as a regular subject on Physical Education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 25, n. 1 (jan./jun. 2012) p. 81-105 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Afro-brazilian body culture at school | en |
dc.subject | Educação física : Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Resistance | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Perspective of high schoolers | en |
dc.title | Cultura corporal afro-brasileira na escola: resistência e perspectiva de estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000922588 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)