Acessibilidade à educação por pessoas deficientes em uma biblioteca universitária (BU)
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Date
2010Author
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Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Acessibilidade à Educação pode ser resumida pelas possibilidades que permitam às pessoas deficientes freqüentar e fazer parte de uma comunidade acadêmica. Este trabalho teve como objetivo verificar as condições de acessibilidade física na biblioteca universitária e suas proximidades identificada como (BU). Utilizou-se metodologia qualitativa para um estudo de caso. Foi adaptado um roteiro de autoria de Emmanuelli (2009), para este trabalho, como instrumento de coleta de dados. Os dados foram an ...
Acessibilidade à Educação pode ser resumida pelas possibilidades que permitam às pessoas deficientes freqüentar e fazer parte de uma comunidade acadêmica. Este trabalho teve como objetivo verificar as condições de acessibilidade física na biblioteca universitária e suas proximidades identificada como (BU). Utilizou-se metodologia qualitativa para um estudo de caso. Foi adaptado um roteiro de autoria de Emmanuelli (2009), para este trabalho, como instrumento de coleta de dados. Os dados foram analisados e comparados com a NBR 9050/2004, Norma de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, que serviu de base para a verificação de acessibilidade física prestada pela instituição aos usuários deficientes. Com a preocupação em sanar as barreiras enfrentadas pelas pessoas deficientes, na referida biblioteca, foram feitas algumas sugestões de melhoria de acessibilidade para serem implantadas pela universidade dentro deste ambiente. ...
Abstract
Accessibility to education can be summed up by the possibilities for disabled people to attend and be part of an academic community. This study aimed to verify the conditions of physical accessibility in the university library and its environs as identified (BU). We used qualitative methodology to a case study. A script was adapted for this work as an instrument of data collection. The data were analyzed and compared to NBR 9050/2004 Standard of Accessibility to Buildings, Furniture, Equipment ...
Accessibility to education can be summed up by the possibilities for disabled people to attend and be part of an academic community. This study aimed to verify the conditions of physical accessibility in the university library and its environs as identified (BU). We used qualitative methodology to a case study. A script was adapted for this work as an instrument of data collection. The data were analyzed and compared to NBR 9050/2004 Standard of Accessibility to Buildings, Furniture, Equipment and Urban Spaces, which served as basis for verification of services provided by the institution for disabled users. In the desire to remedy those barriers faced by disabled people, in that library, we made some suggestions for accessibility improvements to be implemented by the university within this environment. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
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