Algumas palavras sobre filosofia na educação básica
View/ Open
Date
2009Author
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Filosofi a, a partir de 2012, determina a Resolução nº 1/2009 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, deve estar incluída no currículo de todas as séries do Ensino Médio em todas as escolas do país. Na perspectiva de que esse retorno não seja apenas pela obrigação legal, mas pela efetiva necessidade e valor dos conhecimentos fi losófi cos, apresentamos neste texto argumentos em favor do retorno da Filosofi a ao currí-culo escolar. Pretendemos aqui, sobretudo, divulgar e ...
A Filosofi a, a partir de 2012, determina a Resolução nº 1/2009 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, deve estar incluída no currículo de todas as séries do Ensino Médio em todas as escolas do país. Na perspectiva de que esse retorno não seja apenas pela obrigação legal, mas pela efetiva necessidade e valor dos conhecimentos fi losófi cos, apresentamos neste texto argumentos em favor do retorno da Filosofi a ao currí-culo escolar. Pretendemos aqui, sobretudo, divulgar e compartilhar algumas refl exões iniciais sobre o ensino de Filosofi a na Educação Básica. Refl exões que passam pelas pretensões que a Filosofi a pode ter na escola, oferecendo justifi cativas e evidenciando o valor do ensino de Lógica e História da Filosofi a. ...
Abstract
n Brazil, as determines the Resolution No. 1/2009 of Câmara de Educação Básica of Conselho Nacional de Educação(Chamber of Basic Education of National Council of Educa-tion), Philosophy must be included in curriculum of all series of secondary school until 2012. Wondering this return would be not only by legal obligation, but by a real need and value of philosophical knowledge, we present here arguments for return of philosophy to the curriculum. We want chiefl y to divulge and share some initi ...
n Brazil, as determines the Resolution No. 1/2009 of Câmara de Educação Básica of Conselho Nacional de Educação(Chamber of Basic Education of National Council of Educa-tion), Philosophy must be included in curriculum of all series of secondary school until 2012. Wondering this return would be not only by legal obligation, but by a real need and value of philosophical knowledge, we present here arguments for return of philosophy to the curriculum. We want chiefl y to divulge and share some initial thoughts on teaching Philosophy in Basic Education. Thoughts that go through ambitions that philosophy can have in school, offering justifi cations and showing the value of teaching Logic and History of Philosophy. ...
In
Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2009), p.149-163
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)
This item is licensed under a Creative Commons License