A influência de um programa de iniciação ao futsal sobre o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças pré-escolares
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Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Profundas modificações vêm acometendo a sociedade atual; alterações na estrutura familiar têm afetado, e muito, o estilo de vida e, consequentemente, o desenvolvimento das crianças, tornando-as cada vez mais e mais precocemente sedentárias. Diante dessa realidade, diariamente pais levam seus filhos, das mais variadas idades, às instituições infantis, como, por exemplo, as escolinhas esportivas. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo verificar a influência de um programa de iniciação a ...
Profundas modificações vêm acometendo a sociedade atual; alterações na estrutura familiar têm afetado, e muito, o estilo de vida e, consequentemente, o desenvolvimento das crianças, tornando-as cada vez mais e mais precocemente sedentárias. Diante dessa realidade, diariamente pais levam seus filhos, das mais variadas idades, às instituições infantis, como, por exemplo, as escolinhas esportivas. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo verificar a influência de um programa de iniciação ao futsal sobre o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças de três a cinco anos de idade. Participaram do estudo 16 crianças entre três e cinco anos de idade de uma escola de Ensino Infantil da cidade de Porto Alegre, divididas em dois grupos, sendo um grupo participante de um programa de educação física, concomitantemente ao de iniciação ao futsal (G1), enquanto o outro grupo participara do mesmo programa de educação física, sem qualquer outro tipo de prática de atividades físicas orientadas de forma sistemática (G2). Para análise do desenvolvimento motor fora utilizado o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-II), de Ulrich (2000). Com o intuito de controlar a prática sistemática de atividade física, fora solicitado que os pais das crianças de ambos os grupos respondessem a um questionário com informações a esse respeito. O registro do teste de cada criança fora feito através de câmeras digitais e, após a análise dos vídeos e a comparação entre os grupos através do teste Mann- Whitney, evidenciaram-se diferenças estatisticamente significativas entre o G1 e o G2 quanto aos escores padrão do subteste locomotor e quanto ao Coeficiente Motor Amplo; todavia, em se tratando dos escores padrão do subteste controle de objetos, não fora encontrada diferença significativa, o que talvez se justifique tendo em vista a complexidade desses movimentos e o estágio maturacional em que as crianças estudadas se encontram. Considerando-se os resultados obtidos, cabe-nos ressaltar que a aplicação de um programa de iniciação esportiva, bem estruturado, acarretou influência positiva no desenvolvimento motor de crianças em tenra idade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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