Leitura de imagens : um olhar para o ensino das artes visuais na escola
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar a importância da imagem no contexto das aulas de Arte na escola. Para tanto buscou-se, inicialmente, compreender a trajetória da imagem no ensino de Arte no Brasil, assim como compreender a importância da leitura da imagem nesse contexto. Nestes estudos a leitura de imagem mostrou ser uma estratégia importante pois possibilita a interação entre os envolvidos e problematiza aspectos nela apresentados. Para compreender o uso das imagens no cotidiano escola ...
Este estudo teve por objetivo investigar a importância da imagem no contexto das aulas de Arte na escola. Para tanto buscou-se, inicialmente, compreender a trajetória da imagem no ensino de Arte no Brasil, assim como compreender a importância da leitura da imagem nesse contexto. Nestes estudos a leitura de imagem mostrou ser uma estratégia importante pois possibilita a interação entre os envolvidos e problematiza aspectos nela apresentados. Para compreender o uso das imagens no cotidiano escolar, foram contatados, por meio de questionário, docentes os quais alegam fazer uso frequente delas mas apontam dificuldades com relação aos recursos tecnológicos para tal ação. Ainda dizem que há resistência por parte dos alunos em realizar leituras de imagens. Tais aspectos apontam a importância da leitura e compreensão das imagens, a partir de sua contextualização, no contexto do ensino de arte e enfatiza-se a necessidade de manter o estudo de imagens de maneira contínua e progressiva no contexto escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (703)
Este item está licenciado na Creative Commons License
