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dc.contributor.advisorTutikian, Jane Fragapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Eloah Idélia Kegler dospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T06:32:15Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277258pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação analisa a obra Contos Gauchescos, 1912, de João Simões Lopes Neto por meio da estética moderno primitivista, que foi uma corrente estética que surgiu na virada do século XIX para o XX na Europa, mas que acabou por circular por muitas outras partes do mundo. A partir dessa configuração moderno primitivista os personagens, as paisagens e toda a cultura gaúcha representadas nos contos recebem um novo ângulo de observação, e o que antes era referenciado de maneira vaga e imprecisa como "regionalismo" recebe a apreciação crítica de modernista e primitivista. A questão da linguagem e a questão dos temas podem ser então mais precisamente referenciados como uma percepção estética de uma artista modernista, Simões Lopes Neto, em relação a uma cultura distinta da sua — a cultura do gaúcho dos pampas do Rio Grande do Sul. Há de se considerar que o primitivismo é definido como uma percepção estética sobre variáveis que à época eram encontradas fora da cultura dos grandes centros urbanos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the work Contos Gauchescos, 1912, by João Simões Lopes Neto, using the modernist primitivist aesthetic, an aesthetic current that emerged in Europe at the turn of the 19th to the 20th century but culminated in virtually worldwide circulation. From a modern primitivist perspective, the characters, landscapes, and the entire gaucho culture portrayed in the short stories receive a new angle, and what was previously referred to vaguely and imprecisely as "regionalism" receives critical appreciation as modernist and primitivist. The matter of language and themes can thence be referred to more accurately as a modernist artist's, Simões Lopes Neto, perception regarding a culture other than his own – the gaucho from the pampas of Rio Grande do Sul's culture. It is necessary to consider that primitivism is, by definition, an aesthetic perception of variables found outside the culture of large urban centers at the time.en
dc.description.abstractLa presente disertación analiza la obra Contos Gauchescos, 1912, de João Simões Lopes Neto a través de la estética moderno primitivista, que fue una corriente estética que surgió en la transición del siglo XIX al XX en Europa, pero que acabó circulando por muchas otras partes del mundo. A partir de esta configuración moderno primitivista, los personajes, los paisajes y toda la cultura gaucha representados en los cuentos reciben un nuevo ángulo de observación, y lo que antes se referenciaba de manera vaga e imprecisa como "regionalismo" recibe la apreciación crítica de modernista y primitivista. La cuestión del lenguaje y la cuestión de los temas pueden ser entonces referenciadas más precisamente como una percepción estética de un artista modernista, Simões Lopes Neto, en relación con una cultura distinta de la suya — el gaucho de los pampas de Rio Grande do Sul. Hay que considerar que el primitivismo se define como una percepción estética sobre variables que en esa época se encontraban fuera de la cultura de los grandes centros urbanos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModernismen
dc.subjectLopes Neto, J. Simões (João Simões) , 1865-1916. Contos gauchescospt_BR
dc.subjectLiteratura : Modernismopt_BR
dc.subjectPrimitivismen
dc.subjectPrimitivismopt_BR
dc.subjectRegionalismopt_BR
dc.subjectGaúchopt_BR
dc.titleO universo em caprichoso ziguezague, por João Simões Lopes Netopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208957pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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