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dc.contributor.advisorAnzanello, Michel Josépt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Ruiz Lernerpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-10T06:34:23Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277236pt_BR
dc.description.abstractDiante da crescente demanda e expectativas dos clientes, especialmente no mercado B2B (business to business) e mais especificamente em empresas que oferecem soluções complexas, compreender as dimensões cruciais da qualidade de serviço torna-se essencial para garantir a satisfação e fidelidade de tais clientes, ressaltando a importância do CSM (Customer Success Management). Nesse sentido, técnicas que possibilitem a categorização dos clientes com base em similaridades e particularidades em seus perfis oferecem insights valiosos para a formulação de estratégias personalizadas de atendimento a cada grupo. Assim, o presente artigo propõe a aplicação de duas técnicas de machine learning não-supervisionadas para melhor caracterização da base de clientes de uma consultoria em tecnologias para gestão da produção: análise de cluster e PCA (Principal Component Analysis). O PCA possibilita a identificação das variáveis mais relevantes para caracterização de clientes em relação ao uso das soluções. Por outro lado, a análise de cluster gera agrupamentos de clientes com base em suas similaridades, abordando aspectos como qualidade percebida e nível de serviço. Quanto aos resultados, a metodologia reteve 5 componentes principais, explicando cerca de 78,74% da variância entre os clientes, e resultou na formação de 5 clusters com um SI (Silhouette Index) médio de 0,5328. Esses agrupamentos permitiram o desenvolvimento de estratégias específicas para maximizar o resultado dos clientes em cada grupo, incluindo colaboração e co-criação, desenvolvimento de parcerias estratégicas, mapeamento de necessidades e desenvolvimento de cronogramas de comunicação proativa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.titleAplicação de técnicas de machine learning não-supervisionadas para apoio à área de customer success em uma empresa de consultoria em tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208161pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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