Além de velejar, educar e aprender
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta narrativa autobiográfica apresenta reflexões sobre a educação esportiva a partir do contexto do ensino da vela na classe Optimist, fundamentadas na proposta humanista e problematizadora de Paulo Freire. Com a metodologia narrativa, foi possível observar expressões das subjetividades de educadores e educandos, da objetividade do ensino da vela, dos mecanismos de opressão no esporte e das características da vela como prática de liberdade. A autora questiona diversos mitos presentes no esport ...
Esta narrativa autobiográfica apresenta reflexões sobre a educação esportiva a partir do contexto do ensino da vela na classe Optimist, fundamentadas na proposta humanista e problematizadora de Paulo Freire. Com a metodologia narrativa, foi possível observar expressões das subjetividades de educadores e educandos, da objetividade do ensino da vela, dos mecanismos de opressão no esporte e das características da vela como prática de liberdade. A autora questiona diversos mitos presentes no esporte, atribuindo-os à predominância do viés de competição, e reconhece nos espaços educacionais ambientes propícios à prática esportiva como manifestação de liberdade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1252)
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