O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar os documentos do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio que regem a implementação da reforma do Ensino Médio em relação aos conteúdos de história do Componente Mundo do Trabalho, no Rio Grande do Sul, em contraste com as produções historiográficas recentes sobre os mundos do trabalho e suas dimensões propositivas com o Ensino de História na Educação Básica. A pesquisa se insere no campo de Ensino de História em uma interface com o campo da Hi ...
A presente pesquisa tem por objetivo analisar os documentos do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio que regem a implementação da reforma do Ensino Médio em relação aos conteúdos de história do Componente Mundo do Trabalho, no Rio Grande do Sul, em contraste com as produções historiográficas recentes sobre os mundos do trabalho e suas dimensões propositivas com o Ensino de História na Educação Básica. A pesquisa se insere no campo de Ensino de História em uma interface com o campo da História Social do Trabalho. A partir da análise desses documentos, procura-se identificar o que vem sendo produzido de intervenções pedagógicas e recursos didáticos dentro do mundo acadêmico para que possam aproximar os estudantes dessa temática, incentivando a reflexão sobre as relações de trabalho e contribuindo para os debates sobre as formas pelas quais o Ensino de História Social do Trabalho está inserido nos documentos mencionados e como ele emerge no currículo escolar. ...
Abstract
The present research aims to analyze the documents of the Gaucho Curricular Reference for High School that govern the implementation of the High School reform in relation to the history contents of the World of Work Component, in Rio Grande do Sul, in contrast to recent historiographical productions about the worlds of work and their propositional dimensions with the Teaching of History in Basic Education. The research falls within the field of History Teaching, in interface with the field of S ...
The present research aims to analyze the documents of the Gaucho Curricular Reference for High School that govern the implementation of the High School reform in relation to the history contents of the World of Work Component, in Rio Grande do Sul, in contrast to recent historiographical productions about the worlds of work and their propositional dimensions with the Teaching of History in Basic Education. The research falls within the field of History Teaching, in interface with the field of Social History of Work. From the analysis of these documents, we seek to identify what has been produced in pedagogical interventions and teaching resources within the academic world so that it can bring students closer to this topic, encouraging reflection on labor relations and contributing to debates about the ways in which the Teaching of Social History of Work is inserted in normative documents and how it emerges in the school curriculum. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License