Educação Física no Ensino Médio e a formação de uma consciência sobre a cidadania
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Em função da incógnita que paira sobre a educação para a cidadania no Ensino Médio, buscamos nas normas legais que regulam a educação nacional pontos que direcionem esse componente curricular para a formação de uma consciência sobre a cidadania. Essa pesquisa problematiza as especificidades das legislações que normatizam e regulam a Educação Física escolar do Ensino Médio, em relação de uma consciência sobre a cidadania, se estão presentes nos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de Educação ...
Em função da incógnita que paira sobre a educação para a cidadania no Ensino Médio, buscamos nas normas legais que regulam a educação nacional pontos que direcionem esse componente curricular para a formação de uma consciência sobre a cidadania. Essa pesquisa problematiza as especificidades das legislações que normatizam e regulam a Educação Física escolar do Ensino Médio, em relação de uma consciência sobre a cidadania, se estão presentes nos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de Educação Física. Este estudo se caracteriza por ter uma abordagem qualitativa a um nível exploratório, realizando-se uma análise de documentos e de conteúdo, estas utilizadas como técnica de pesquisa e procedimento de análise de dados, respectivamente. Essa análise foi expressa em três categorias: A construção de uma consciência sobre a cidadania nos Documentos; Consciência sobre a cidadania no Ensino Médio e a Educação Física; A Educação Física no Ensino Médio Segundo os Documentos Legais. Foram analisados os respectivos documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Base Nacional Curricular Comum - BNCC e Referencial Curricular Gaúcho: Ensino Médio - RCGEM. Como resultado desse trabalho concluímos que há a necessidade de se construir uma definição mais clara e objetiva do significado de cidadania e de uma consciência sobre a cidadania. Para tanto trabalhamos numa perspectiva de compreender o conceito de cidadania como a relação entre o Estado e o sujeito, constituída na existência ou não do dever do primeiro e no direito do segundo, respectivamente provido e garantido a quem lhe é devido. E o entendimento que desenvolvemos sobre consciência cidadã é que a mesma é formada pelo grupo de aptidões: saber da existência dos meios e formas que o Estado se relaciona com o sujeito; conhecer quais são; ter capacidade de identificar esses meios e formas que o Estado se relaciona com a pessoa e o papel do mesmo em relação aos seus deveres para com a sociedade. Identificamos nos documentos normativos a dicotomia entre orientar para uma educação que forma jovens autônomos e críticos, e orientar para uma educação com formação para o trabalho. ...
Abstract
Due to the uncertainty that hangs over citizenship education in High School, we searched the legal norms that regulate national education for points that direct this curricular component towards the formation of citizen awareness. This research problematizes the specificities of legal documents that guide Physical Education in High School and its relationship with the formation of citizen awareness. This study is characterized by having a qualitative approach at an exploratory level, carrying o ...
Due to the uncertainty that hangs over citizenship education in High School, we searched the legal norms that regulate national education for points that direct this curricular component towards the formation of citizen awareness. This research problematizes the specificities of legal documents that guide Physical Education in High School and its relationship with the formation of citizen awareness. This study is characterized by having a qualitative approach at an exploratory level, carrying out a bibliographical research and its subsequent content analysis, these being used as a research technique and data analysis procedure, respectively. As a result of this work, we highlighted the need to build a clearer and more objective definition of the meaning of citizenship and citizen awareness. Consequently, we present the concept of citizenship as the relationship between the State and the subject, constituted in the existence or not of the duty of the first and the right of the second, respectively provided and guaranteed to whom it is due. And the understanding that we have developed about citizen conscience is that it is formed by the group of aptitudes: knowing about the existence of the means and ways that the State relates to the subject; know what they are; be able to identify those means and ways that the State relates to the person and the role of the same in relation to its duties towards society. We identified in the normative documents the dichotomy between guiding towards an education that forms autonomous and critical young people, and guiding towards an education with training for work. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License