Educação física, reforma psiquiátrica e Sistema Único de Saúde : entramos em campo?
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A partir da relação entre o jogo de futebol e o campo da saúde mental coletiva (FAGUNDES, 2020), que busca inscrever o campo da saúde mental ao campo da saúde coletiva, consideramos o processo da Reforma Sanitária Brasileira e alguns elementos constitutivos do Sistema Único de Saúde. Articulados ao processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira, buscamos algumas pistas para responder a questão: o que produziu a Educação Física nos 20 anos que se sucedem à aprovação da Lei 10.216, tida como Lei da ...
A partir da relação entre o jogo de futebol e o campo da saúde mental coletiva (FAGUNDES, 2020), que busca inscrever o campo da saúde mental ao campo da saúde coletiva, consideramos o processo da Reforma Sanitária Brasileira e alguns elementos constitutivos do Sistema Único de Saúde. Articulados ao processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira, buscamos algumas pistas para responder a questão: o que produziu a Educação Física nos 20 anos que se sucedem à aprovação da Lei 10.216, tida como Lei da Reforma Psiquiátrica? Para analisar a produção científica da Educação Física no Brasil produzimos uma revisão integrativa, com processo de busca em três bases de dados, que após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão resultou em 23 artigos. Analisados a partir de matriz elaborada com base em outros estudos, foram levantados locais de publicação, sedes do estudo, distribuição regional, classificação do periódico e tipologia de pesquisas, além da temática dos estudos. De forma destacada, três categorias temáticas foram construídas: Formação; Atividade Física e Saúde; e Processo de Trabalho em Saúde. Na articulação com a proposta de núcleo e campo (CAMPOS, 2000), observamos distintas formas de relação no jogo da saúde, onde a formação pareceu ocupar um lugar de trânsito inicial, de aproximação, enquanto a atividade física e saúde mantinha-se dentro do tradicional campo semântico da Educação Física (núcleo), sendo o processo de trabalho em saúde aquele que apresentava articulações teóricas e práticas ao campo da saúde mental coletiva. Esse processo, ainda que não esteja consolidado, segue em andamento, num jogo que segue correndo e deve seguir para além do fim dessa partida. O contato do núcleo com o campo de saberes e práticas da saúde mental coletiva tem permitido projetar outras formas de inserção em serviços de saúde mental no SUS. Os cursos de graduação devem seguir ajustando-se a essas formas ampliadas de atuação. Esses lances iniciais trazem novos ares ao núcleo, que tem produzido belas jogadas na produção de vida, autonomia e promoção da saúde, centrado em práticas antimanicomiais. Profissionais do núcleo vêm sendo expostos a outras formas de produzir saúde, refazendo-se em ato e se lançando ao jogo na defesa da liberdade e de uma sociedade efetivamente sem manicômios. ...
Abstract
From the relationship between the football game and the field of collective mental health (which aim to inscribe the field of mental health to the field of collective health), we consider the process of the Brazilian Sanitary Reform and some constituent elements of the Universal Health System. Linked to the process of the Brazilian Psychiatric Reform, we search for some clues to a question: what did Physical Education produce in the 20 years that follow the approval of Law 10,216, known as the ...
From the relationship between the football game and the field of collective mental health (which aim to inscribe the field of mental health to the field of collective health), we consider the process of the Brazilian Sanitary Reform and some constituent elements of the Universal Health System. Linked to the process of the Brazilian Psychiatric Reform, we search for some clues to a question: what did Physical Education produce in the 20 years that follow the approval of Law 10,216, known as the Psychiatric Reform Law? To analyze the scientific production of Physical Education in Brazil, we produced an integrative review with a search process in three databases, which after applying the inclusion and exclusion criteria resulted in 23 articles. Analyzed from a matrix based on other studies, places of publication, study headquarters, regional distribution, journal classification and type of research were surveyed, in addition to the theme of the studies. In a prominent way, three categories of themes were constructed: Formation; Physical Activity and Health; and Work Process in Health. In articulation with the theory of Campos (2000), we observed different forms of relationship in the health game, where training seemed to occupy a place of initial transit, of approximation, while physical activity and health remained within the traditional semantic field of physical education (nucleus), with the work process in health being the one that presented theoretical and practical articulations to the field of collective mental health. This process, even if it is not consolidated, continues in progress, in a game that continues to run and should continue beyond the end of this game. The contact with the field of knowledge and practices of collective mental health has allowed designing other forms of insertion in mental health services in the SUS. These initial bids bring new air to the nucleus, which has produced beautiful moves in the production of life, autonomy and health promotion, centered on anti-asylum practices. Nucleus professionals have been exposed to other ways of producing health, recreating themselves in act and throwing themselves into the game in defense of freedom and a society effectively without asylums. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Educação Física (1266)
Este item está licenciado na Creative Commons License
