Mostrar el registro sencillo del ítem
A pena da galhofa e a tinta da melancolia : uma leitura sobre o humor em Memórias Póstumas de Brás Cubas
dc.contributor.advisor | Leite, Carlos Augusto Bonifácio | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Enio Rodrigues Pinheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T06:46:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277115 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca realizar um estudo analítico sobre a utilização do humor em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Partindo do pressuposto de que há no humor algo próprio do jogo, que balança os sentidos pré-estabelecidos, e que frequentemente se organiza como efeito crítico, visou-se investigar como Machado de Assis utiliza esse efeito através da sátira e da ironia para compor a fatura cômica da obra. Para tanto, foi necessário estabelecer uma base teórica que permitisse, por um lado, determinar alguns parâmetros formais mínimos da estrutura humorística e, por outro, confrontar os objetivos relacionados aos diferentes usos do humor em diferentes condições sócio-históricas. Recorreu-se, assim, a Bergson (2018), em seu estudo sobre o riso, Hansen (2004), com sua obra dedicada à sátira e ao engenho, e Lukács (2011), em seu ensaio sobre a sátira. Diante disso, realizou-se uma análise detida sobre algumas passagens do romance estudado, em que se deu a relação entre o humor da obra, o caráter irônico do narrador e a sua configuração composicional. Em decorrência da análise, afigura-se uma forma humorística peculiar que combina galhofa e melancolia como composição crítica literariamente representada. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work inteds to carry out an analytical study on the use of humor in Memórias Póstumas de Brás Cubas. Starting from the assumption that there is something proper to the game in humor, which shakes pre-established meanings, and which is often organized as a critical effect, the aim was to investigate how Machado de Assis uses this effect through satire and irony to compose the comic structure of the work. To this end, it was necessary to establish a theoretical basis that would allow, on the one hand, to determine some minimum formal parameters of the humorous structure and, on the other, to compare the objectives related to the different uses of humor in different socio-historical conditions. Therefore, we resorted to Bergson (2018), in his study on laughter, Hansen (2004), with his work dedicated to satire and ingenuity, and Lukács (2011), in his essay on satire. In view of this, a detailed analysis was carried out on some passages of the studied novel, which revealed the relationship between the humor of the work, the ironic character of the narrator and its compositional configuration. As a result of the analysis, a peculiar humorous form appears that combines jest and melancholy as a literary represented critical composition. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Assis, Machado de, 1839-1908 | pt_BR |
dc.subject | Irony | en |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Brazilian literature | en |
dc.subject | Humor | pt_BR |
dc.subject | Ironia na literatura | pt_BR |
dc.title | A pena da galhofa e a tinta da melancolia : uma leitura sobre o humor em Memórias Póstumas de Brás Cubas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208096 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Letras (1219)