Educação Estatística : proposta de atividades para a educação infantil
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2024Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Objetivo: avaliar, por meio de uma análise qualitativa, de que forma os alunos da Educação Infantil (EI) conseguem realizar o registro de dados por meio de tabelas e gráficos construídos de forma colaborativa a partir de atividades lúdicas ligadas ao contexto concreto das vivências destas crianças. Metodologia: pesquisa com coleta de dados em campo e análise qualitat iva baseada nos métodos da pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas professoras e 34 alunos da EI (Jardim A e B) de uma escol ...
Objetivo: avaliar, por meio de uma análise qualitativa, de que forma os alunos da Educação Infantil (EI) conseguem realizar o registro de dados por meio de tabelas e gráficos construídos de forma colaborativa a partir de atividades lúdicas ligadas ao contexto concreto das vivências destas crianças. Metodologia: pesquisa com coleta de dados em campo e análise qualitat iva baseada nos métodos da pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas professoras e 34 alunos da EI (Jardim A e B) de uma escola privada da cidade de Porto Alegre-RS, além das duas pesquisadoras. Três atividades foram desenvolvidas de forma lúdica dentro do contexto vivencial das crianças e respeitando as particularidades de seu desenvolvimento, envolvendo a representação gráfica de dados por meio de tabelas e gráficos. Resultados e conclusão: apontaram alcance satisfatório do objetivo, com insights sobre a condução da atividade, as habilidades necessárias para tal e a importância da noção de conceito pela criança para classificação dos elementos a serem representados. Destaca-se a importância da análise qualitativa realizada nesta pesquisa, sem a qual não seriam possíveis os insights a partir das vivências e nem o consequente aprofundamento de questões teóricas inter e transdisciplinares essenciais para o profissional que deseja se dedicar ao ramo da Educação Estatística. ...
Abstract
Objective: evaluate, through a qualitative analysis, how Preschool students are able to record data through tables and graphs constructed collaboratively from playful activities linked to the concrete context of experiences of these children. Methodology: field data collection and qualitative analysis based on action research methods. Two teachers and 34 Preschool students (Class A and B) from a private school in the city of Porto Alegre-RS participated in the research, in addition to the two r ...
Objective: evaluate, through a qualitative analysis, how Preschool students are able to record data through tables and graphs constructed collaboratively from playful activities linked to the concrete context of experiences of these children. Methodology: field data collection and qualitative analysis based on action research methods. Two teachers and 34 Preschool students (Class A and B) from a private school in the city of Porto Alegre-RS participated in the research, in addition to the two researchers. The activities, three in number, were developed in a playful way within the children's experiential context and respecting the particularities of their development, involving the graphic representation of data through tables and graphs. Results and conclusion: showed satisfactory achievement of the objective, with insights into the conduct of the activity, the skills necessary for this and the importance of the child's notion of concept for classifying the elements to be represented. The importance of the qualitat ive analysis carried out in this research is highlighted, without which insights from experiences would not be possible nor the consequent deepening of inter and transdisciplinary theoretical issues essential for professionals who wish to dedicate themselves to the field of Statistica l Education. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
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