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dc.contributor.advisorSelau, Lisiane Priscila Roldãopt_BR
dc.contributor.authorVidor, Giovanna Marquespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T06:37:03Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276999pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: avaliar, por meio de uma análise qualitativa, de que forma os alunos da Educação Infantil (EI) conseguem realizar o registro de dados por meio de tabelas e gráficos construídos de forma colaborativa a partir de atividades lúdicas ligadas ao contexto concreto das vivências destas crianças. Metodologia: pesquisa com coleta de dados em campo e análise qualitat iva baseada nos métodos da pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas professoras e 34 alunos da EI (Jardim A e B) de uma escola privada da cidade de Porto Alegre-RS, além das duas pesquisadoras. Três atividades foram desenvolvidas de forma lúdica dentro do contexto vivencial das crianças e respeitando as particularidades de seu desenvolvimento, envolvendo a representação gráfica de dados por meio de tabelas e gráficos. Resultados e conclusão: apontaram alcance satisfatório do objetivo, com insights sobre a condução da atividade, as habilidades necessárias para tal e a importância da noção de conceito pela criança para classificação dos elementos a serem representados. Destaca-se a importância da análise qualitativa realizada nesta pesquisa, sem a qual não seriam possíveis os insights a partir das vivências e nem o consequente aprofundamento de questões teóricas inter e transdisciplinares essenciais para o profissional que deseja se dedicar ao ramo da Educação Estatística.pt_BR
dc.description.abstractObjective: evaluate, through a qualitative analysis, how Preschool students are able to record data through tables and graphs constructed collaboratively from playful activities linked to the concrete context of experiences of these children. Methodology: field data collection and qualitative analysis based on action research methods. Two teachers and 34 Preschool students (Class A and B) from a private school in the city of Porto Alegre-RS participated in the research, in addition to the two researchers. The activities, three in number, were developed in a playful way within the children's experiential context and respecting the particularities of their development, involving the graphic representation of data through tables and graphs. Results and conclusion: showed satisfactory achievement of the objective, with insights into the conduct of the activity, the skills necessary for this and the importance of the child's notion of concept for classifying the elements to be represented. The importance of the qualitat ive analysis carried out in this research is highlighted, without which insights from experiences would not be possible nor the consequent deepening of inter and transdisciplinary theoretical issues essential for professionals who wish to dedicate themselves to the field of Statistica l Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStatisticsen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectStatistical literacyen
dc.titleEducação Estatística : proposta de atividades para a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207981pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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