Impactos na aptidão física de crianças com idade escolar durante o confinamento da Covid-19 a partir de atividades físicas online organizadas e não organizadas
dc.contributor.advisor | Cunha, Giovani dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Igor Niederauer de Souza Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-03T06:32:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276909 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do estudo foi identificar parâmetros de aptidão física em crianças com idade escolar durante a pandemia de COVID-19 a partir de atividades físicas, programas de treinamento e aulas de educação física de formato remoto organizado e atividades físicas não organizadas. Métodos: Revisão sistemática com busca de estudos na base de dados PUBMED, incluindo diferentes delineamentos, crianças entre 6-18 anos que praticaram atividade física remota online organizada e não-organizada, avaliadas através de testes de aptidão física pré- e pós- confinamento. Resultados: Foram estabelecidos 125 artigos, 22 foram analisados na íntegra, e 7 incluídos na revisão sistemática. Observou-se melhora na aptidão física em crianças que realizaram atividades físicas organizadas online em relação a elas mesmas e em relação ao grupo que realizou atividades físicas não-organizadas. Não houve deterioramento dos níveis de aptidão física em crianças que realizam atividades físicas não-organizadas. Conclusão: Atividades físicas organizadas online foram efetivas para aumentar os níveis de aptidão física em escolares, enquanto atividades físicas não-organizadas foram efetivas para manter os níveis de aptidão física, o que demonstra a importância de manter-se ativo em períodos de isolamento social. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aptidão física | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Impactos na aptidão física de crianças com idade escolar durante o confinamento da Covid-19 a partir de atividades físicas online organizadas e não organizadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001207621 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1260)