Práticas meditativas na escola : um ensaio sobre as emoções no retorno à presencialidade
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se por um ensaio de cunho teórico-reflexivo a partir das experiências decorridas com um projeto de práticas respiratórias em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre e as interpretações realizadas a partir da teoria do processo civilizador de Norbert Elias. Tem como objetivo refletir, com base na teoria do processo civilizador, sobre a inserção de práticas meditativas na escola no retorno à presencialidade após um longo per ...
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se por um ensaio de cunho teórico-reflexivo a partir das experiências decorridas com um projeto de práticas respiratórias em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre e as interpretações realizadas a partir da teoria do processo civilizador de Norbert Elias. Tem como objetivo refletir, com base na teoria do processo civilizador, sobre a inserção de práticas meditativas na escola no retorno à presencialidade após um longo período de tempo com aulas online por conta da pandemia do Covid 19. Para isso, buscou-se entender os principais conceitos eliasianos em suas obras, assim como dedicou-se a verificar em documentos oficiais e normatizadores da educação, notícias de jornal e publicações científicas para entender o ensino dessas práticas na configuração contemporânea. A abordagem é de ordem qualitativa na qual busca interpretar os principais significados do fenômeno investigado, por isso, se divide nas seguintes categorias: 1) a escola como normatizadora de comportamentos; 2) o controle das emoções realizado nas instituições escolares e 3) a saúde mental no retorno à presencialidade. A partir dessas reflexões, pôde-se notar semelhanças das escolas com o Estado, como instituições que detém o monopólio da violência e exercem controles externos; a intencionalidade por parte das escolas em inserirem práticas meditativas em seus currículos como maneira de controle social e desenvolvimento de autodomínio; e que essas práticas fornecem um espaço de “descontrole controlado” para liberação das emoções, muitas delas armazenadas por conta do contexto pandêmico e que, possivelmente, geraram algum agravo na saúde mental dos indivíduos. ...
Abstract
The present final paper is characterized by an essay of theoretical-reflective nature based on the experiences had in a project of breathing practices in a private school network from Porto Alegre and the interpretations made based on the theory of the civilizing process by Norbert Elias. The goal is to reflect, based on the theory of the civilizing process, on the insertion of meditative practices in schools with the return of in-person classes after a long period of time with online classes d ...
The present final paper is characterized by an essay of theoretical-reflective nature based on the experiences had in a project of breathing practices in a private school network from Porto Alegre and the interpretations made based on the theory of the civilizing process by Norbert Elias. The goal is to reflect, based on the theory of the civilizing process, on the insertion of meditative practices in schools with the return of in-person classes after a long period of time with online classes due to the Covid 19 pandemic. In order to do that, an attempt to understand the main eliasian concepts in his works was made, as well as the verification of official documents and educational norm-setters, newspaper reports and scientific publications to understand the teaching of these practices in the contemporary setting. The approach is of qualitative nature in which it seeks to interpret the main significance of the phenomenon investigated. Because of that, it is divided in the following categories: 1) school as a behavioral norm- setter; 2) the emotional control held in educational institutions and 3) mental health during the return of in-person classes. From these reflections, similarities between schools and the State can be observed, as institutions which hold the monopoly of violence and exert external control; the intentionality on behalf of the schools in inserting meditative practices in their curriculum as a means of social control and the development of self-control; and that these practices provide a space with a "controled lack of control" for the release of feelings, many of them repressed due to the pandemic context and that, possibly, generated some decline in the mental health of the individuals. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1260)
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