A confiança entre os agricultores na garantia do atributo ecológico de sua produção
Visualizar/abrir
Data
2010Tipo
Assunto
Resumo
A produção de produtos denominados orgânicos ou ecológicos tem sido uma realidade, porém, no processo de comercialização muitas vezes não se consegue caracterizar todos os atributos do produto. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a percepção dos agentes envolvidos na produção e comercialização de produtos oriundos da agricultura ecológica comercializados numa feira de produtos ecológicos de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, avaliando o processo através de alguns aspectos da Econom ...
A produção de produtos denominados orgânicos ou ecológicos tem sido uma realidade, porém, no processo de comercialização muitas vezes não se consegue caracterizar todos os atributos do produto. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a percepção dos agentes envolvidos na produção e comercialização de produtos oriundos da agricultura ecológica comercializados numa feira de produtos ecológicos de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, avaliando o processo através de alguns aspectos da Economia dos Custos de Transação (ECT). Dessa forma, busca-se descrever como a confiança entre os membros permite o desenvolvimento de uma relação de afirmação na garantia de uma dada característica do produto. O estudo do caso mostrou ter relações de confiança entre os agentes. Confiança essa adquirida por uma maior freqüência nas relações, menor incerteza nas negociações devido a um processo de certificação participativa e a um ativo específico dentro de um determinado padrão. ...
Abstract
The production of products called organic or ecological has been a reality, but in the process of marketing is often not able to characterize all the attributes of the product. The goal of this work was evaluating the perception of those agents involved in the production and trade of products from the ecological farming, marketed in a fair of ecological products from Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, on evaluating this process through some aspects of the Economy of Transaction Costs (ET ...
The production of products called organic or ecological has been a reality, but in the process of marketing is often not able to characterize all the attributes of the product. The goal of this work was evaluating the perception of those agents involved in the production and trade of products from the ecological farming, marketed in a fair of ecological products from Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, on evaluating this process through some aspects of the Economy of Transaction Costs (ETC). Then, it tries to describe how the confidence among members allows the development of an endorsement in the securing of a particular characteristic of the product. The study of the case showed to have a relationship of confidence among the agents. Confidence this won by a higher frequency of relationships, minor uncertainty in the negotiations due to a process of participative certification and to an active specific within a definite pattern. ...
Contido em
Revista Brasileira de Agroecologia. Porto Alegre. Vol. 5, n.1 (2010), p. 114-126
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License