Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCurti, Luana Motapt_BR
dc.contributor.authorQuintas, Taiana d'Ávilapt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Bárbara Niegia Garcia dept_BR
dc.contributor.authorChiari, Brasília Mariapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-02T05:59:20Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1516-8034pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27668pt_BR
dc.description.abstractAvaliar as habilidades pragmáticas de um grupo de crianças deficientes auditivas e compará-las a seus pares normo-ouvintes. Métodos: Estudo de casos e controles composto por 32 crianças de ambos os gêneros com idades entre dois e seis anos. Dentre estas, 16 deficientes auditivas de grau moderadamente severo a profundo sem outros comprometimentos orgânicos (casos) e 16 crianças normo-ouvintes sem queixas fonoaudiológicas (controle) pareadas por idade. A avaliação e a análise da pragmática foram realizadas a partir do Teste ABFW-Pragmática, seguindo as instruções do protocolo. Resultados: A média de idade das crianças estudadas foi quatro anos (DP=1,3); houve diferença significativa em relação ao número de atos comunicativos por minuto entre casos e controles (p=0,001). As crianças deficientes auditivas apresentaram menos iniciativas comunicativas do que as crianças normo-ouvintes e o meio comunicativo gestual foi utilizado por 13 (81, 3%) destas e por cinco (32,2%) das crianças normo-ouvintes (p=0,004). Não houve diferença entre os grupos em relação às intenções comunicativas (p=0,465). Conclusão: As crianças deficientes auditivas foram capazes de interagir em situações contextualizadas utilizando-se de funções comunicativas semelhantes às das ouvintes, e se diferiram destas quanto ao meio comunicativo mais utilizado.pt_BR
dc.description.abstractCase-control study composed by 32 children of both genders with ages between two and six years, paired by age: 16 hearing impaired with moderately severe to profound hearing loss without other organic dysfunctions (cases), and 16 children with normal hearing with no Speech-Language Pathology complaints (control). The evaluation and analysis of pragmatic abilities were carried out based on the ABFW-Pragmatics Test, following instructions of its own protocol. Results: The average age of the studied children was four years (SD=1,3); there was a significant difference between cases and controls regarding the number of communicative acts per minute (p=0,001). The hearing impaired children presented fewer communicative initiatives than normal listeners, and the gestural communicative mean was used by 13 (81.3%) of the first group and by five (32.2%) of the latter (p=0,004). There was no difference between the groups regarding communicative intentions (p=0,465). Conclusion: The hearing impaired children were able to interact in contextualized situations using communicative functions similar to the listeners, and differed from them in the most used communicative mean.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo. Vol.15, n.3 (2010), p.390-394.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectPragmáticapt_BR
dc.subjectLanguage developmenten
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectHabilidades na comunicaçãopt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectDeficiente auditivopt_BR
dc.subjectNon-verbal communicationen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectHearing lossen
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectLanguage testsen
dc.titleHabilidades pragmáticas em crianças deficientes auditivas : estudo de casos e controlespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763232pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples