Habilidades pragmáticas em crianças deficientes auditivas : estudo de casos e controles
dc.contributor.author | Curti, Luana Mota | pt_BR |
dc.contributor.author | Quintas, Taiana d'Ávila | pt_BR |
dc.contributor.author | Goulart, Bárbara Niegia Garcia de | pt_BR |
dc.contributor.author | Chiari, Brasília Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-02-02T05:59:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-8034 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27668 | pt_BR |
dc.description.abstract | Avaliar as habilidades pragmáticas de um grupo de crianças deficientes auditivas e compará-las a seus pares normo-ouvintes. Métodos: Estudo de casos e controles composto por 32 crianças de ambos os gêneros com idades entre dois e seis anos. Dentre estas, 16 deficientes auditivas de grau moderadamente severo a profundo sem outros comprometimentos orgânicos (casos) e 16 crianças normo-ouvintes sem queixas fonoaudiológicas (controle) pareadas por idade. A avaliação e a análise da pragmática foram realizadas a partir do Teste ABFW-Pragmática, seguindo as instruções do protocolo. Resultados: A média de idade das crianças estudadas foi quatro anos (DP=1,3); houve diferença significativa em relação ao número de atos comunicativos por minuto entre casos e controles (p=0,001). As crianças deficientes auditivas apresentaram menos iniciativas comunicativas do que as crianças normo-ouvintes e o meio comunicativo gestual foi utilizado por 13 (81, 3%) destas e por cinco (32,2%) das crianças normo-ouvintes (p=0,004). Não houve diferença entre os grupos em relação às intenções comunicativas (p=0,465). Conclusão: As crianças deficientes auditivas foram capazes de interagir em situações contextualizadas utilizando-se de funções comunicativas semelhantes às das ouvintes, e se diferiram destas quanto ao meio comunicativo mais utilizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Case-control study composed by 32 children of both genders with ages between two and six years, paired by age: 16 hearing impaired with moderately severe to profound hearing loss without other organic dysfunctions (cases), and 16 children with normal hearing with no Speech-Language Pathology complaints (control). The evaluation and analysis of pragmatic abilities were carried out based on the ABFW-Pragmatics Test, following instructions of its own protocol. Results: The average age of the studied children was four years (SD=1,3); there was a significant difference between cases and controls regarding the number of communicative acts per minute (p=0,001). The hearing impaired children presented fewer communicative initiatives than normal listeners, and the gestural communicative mean was used by 13 (81.3%) of the first group and by five (32.2%) of the latter (p=0,004). There was no difference between the groups regarding communicative intentions (p=0,465). Conclusion: The hearing impaired children were able to interact in contextualized situations using communicative functions similar to the listeners, and differed from them in the most used communicative mean. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo. Vol.15, n.3 (2010), p.390-394. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Deafness | en |
dc.subject | Pragmática | pt_BR |
dc.subject | Language development | en |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Habilidades na comunicação | pt_BR |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Assessment | en |
dc.subject | Deficiente auditivo | pt_BR |
dc.subject | Non-verbal communication | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Hearing loss | en |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Child development | en |
dc.subject | Language tests | en |
dc.title | Habilidades pragmáticas em crianças deficientes auditivas : estudo de casos e controles | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000763232 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Humanas (6885)