A representatividade das mulheres negras precursoras do burlesco dos EUA e Brasil (1890-1960) : uma perspectiva histórica
dc.contributor.advisor | Saidel, Henrique | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Carolina Moraes dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T06:22:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276581 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Burlesco, como forma de arte/entretenimento rico em histórias diversas e influências culturais, merece ser investigado e documentado para preservar seu legado. No entanto, é possível constatar que as narrativas burlescas frequentemente se perdem em meio a imprecisões históricas. A escassez de material didático e a falta de registros formais contribuem para essa lacuna de modo geral. Quando falamos em registros de fatos históricos dos negros, essa lacuna aumenta mais ainda, portanto, torna-se essencial um estudo aprofundado para resgatar e destacar a contribuição das mulheres negras nesse cenário artístico. Este estudo tem como objetivo resgatar e registrar, ainda que de forma incompleta, as artistas negras que desempenharam um papel no cenário do Burlesco, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, abrangendo o período do final do século 19 até meados do século 20. Buscarei identificar e documentar suas histórias, realizações e contribuições, muitas vezes esquecidas pela história oficial. A pesquisa está sendo conduzida por meio de uma abordagem histórica qualitativa, utilizando fontes variadas, como livros, artigos, entrevistas e registros de arquivo. A coleta de dados será realizada por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa em arquivos digitais e físicos. Até o momento, a pesquisa permitiu identificar uma série de artistas notáveis que contribuíram significativamente para o mundo do Burlesco. Nomes como Aida Overton Walker, Dora Dean, Belle Davis, Aracy Cortes, Deo Maia, Josephine Baker, Celeste Aida, Salomé Parísio, entre outras, surgiram como figuras proeminentes que desafiaram as barreiras raciais e de gênero em suas atuações. As dificuldades em encontrar registros substanciais sobre essas artistas confirmam a importância de resgatar essas narrativas e destaca a necessidade de continuar explorando e documentando suas contribuições para a cultura e o entretenimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Burlesco | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Vedete | pt_BR |
dc.title | A representatividade das mulheres negras precursoras do burlesco dos EUA e Brasil (1890-1960) : uma perspectiva histórica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001206704 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Teatro (243)