Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRempel, Claudetept_BR
dc.contributor.authorGuerra, Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-18T06:17:38Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1516-6600pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276447pt_BR
dc.description.abstractA Educação Ambiental - EA pode ser entendida como um conjunto de procedimentos resultante de trabalho integrado que deve ser conduzido para identificar opções de soluções aos problemas que alteram os sistemas ambientais. O objeto de estudo desta pesquisa é a verificação da concepção de EA de professores de escolas de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Vale do Taquari - RS e a identificação da forma de atuação desses professores nas suas escolas. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado em 26 escolas. A análise das questões qualitativas foi feita com base na análise de conteúdos e as questões objetivas sofreram tratamento estatístico básico. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram que a maior parte dos projetos desenvolvidos contemplam a temática reciclagem e separação adequada de lixo e também a falta de compreensão dos professores pesquisados sobre os conceitos de EA e sobre o método selecionado por eles para o desenvolvimento de projetos.pt_BR
dc.description.abstractEnvironmental Education - EE can be understood as a set of procedures resulted from an integrated work carried out to identify options [or solutions to problems that affect the environmental systems. The study aims at verifying the teachers’ concept of EE in Pre Schools and first years of Fundamental Level in Vale do Taquari - RS as well as to identify how these teachers work this subject at their schools, The data were collected through a semi-structured questionnaire applied in 26 schools. The analysis of the qualitative questions was based on the analysis of the contents and the objective questions had a basic statistical treatment. The results show that most of the projects developed are about recycling and proper separation of waste besides the lack of understanding of the teachers on the concept of EE and the method used by them in the development of the projects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno pedagógico (Lajeado). Lajeado, RS. V. 6, n. 1 (2009), p. 105-123pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental awarenessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectSchool communityen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTaquari, Vale do (RS)pt_BR
dc.titleAções de Educação Ambiental em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no Vale do Taquari-RSpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000736255pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples