Relações étnico-raciais em perspectiva : povos Charrua, Kaingang, Laklãnõ/Konglui (Xokleng) e Mbyá Guarani em um material didático de sociologia
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Almejando fomentar o conjunto de iniciativas pedagógicas de aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o presente trabalho de conclusão de Licenciatura em Ciências Sociais funda-se na proposta de um material didático que coloca em perspectiva a discussão das relações étnico-raciais através dos quatro povos indígenas tradicionais das terras que, hoje, são nomeadas de Rio Grande do Sul: povos Charrua, Kaingang, Laklãnõ/Konglui (Xokleng) e Mbyá Guarani. A estrutura do trabalho parte do contexto ...
Almejando fomentar o conjunto de iniciativas pedagógicas de aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o presente trabalho de conclusão de Licenciatura em Ciências Sociais funda-se na proposta de um material didático que coloca em perspectiva a discussão das relações étnico-raciais através dos quatro povos indígenas tradicionais das terras que, hoje, são nomeadas de Rio Grande do Sul: povos Charrua, Kaingang, Laklãnõ/Konglui (Xokleng) e Mbyá Guarani. A estrutura do trabalho parte do contexto da sua importância, percorre algumas reflexões metodológicas sobre o processo de elaboração do material e encerra-se na materialização do material didático. O material, intitulado como “O Rio Grande do Sul é território Charrua, Kaingang, Laklãnõ, Konglui e Mbyá-guarani! Povos originários dessas terras”, além de trazer à luz as perspectivas indígenas, desenvolve algumas questões relacionadas às relações de contato durante e após a colonização, atravessando dois temas-chave para compreensão da contemporaneidade dos povos indígenas: a oralidade e o território. ...
Abstract
In an attempt to foster the set of pedagogical initiatives for the application of Brazilian Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, this paper stems from the proposal of a didactic material that puts into perspective the discussion of ethnic-racial relations through the four traditional indigenous peoples that inhabit the lands known today as the state of Rio Grande do Sul: The Charrua, Kaingang, Laklãnõ/Konglui (Xokleng), and Mbyá Guarani peoples. To this end, the structure of this paper comprises t ...
In an attempt to foster the set of pedagogical initiatives for the application of Brazilian Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, this paper stems from the proposal of a didactic material that puts into perspective the discussion of ethnic-racial relations through the four traditional indigenous peoples that inhabit the lands known today as the state of Rio Grande do Sul: The Charrua, Kaingang, Laklãnõ/Konglui (Xokleng), and Mbyá Guarani peoples. To this end, the structure of this paper comprises the contextualization of its importance, some methodological reflections on the process of preparing the material, and the materialization of the didactic material, respectively. The didactic material, titled “O Rio Grande do Sul é território Charrua, Kaingang, Laklãnõ, Konglui e Mbyá-guarani! Povos originários dessas terras,” in addition to bringing to light indigenous perspectives, elaborate further on some issues related to contact-based relations during and after colonization, exploring two key themes to understand the contemporaneity of indigenous peoples: orality and territory. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (764)
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