Educação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadas
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Data
2012Autor
Tipo
Outro título
Mathematics education and teaching artifacts of rural schools multiseriated
Assunto
Resumo
O presente artigo mostra o resultado da análise de cartilhas pedagógicas usadas em escolas rurais do Brasil durante o período da Campanha de Nacionalização (1937-1945), enfocando a problematização dos enunciados sobre a matemática escolar que nelas circulam. Os aportes teóricos do estudo encontram-se no campo da Etnomatemática – constituído pelo pensamento de Michel Foucault e pelas ideias formuladas por Ludwig Wittgenstein (2004) em sua obra Investigações Filosóficas. Na análise do material de ...
O presente artigo mostra o resultado da análise de cartilhas pedagógicas usadas em escolas rurais do Brasil durante o período da Campanha de Nacionalização (1937-1945), enfocando a problematização dos enunciados sobre a matemática escolar que nelas circulam. Os aportes teóricos do estudo encontram-se no campo da Etnomatemática – constituído pelo pensamento de Michel Foucault e pelas ideias formuladas por Ludwig Wittgenstein (2004) em sua obra Investigações Filosóficas. Na análise do material de pesquisa é possível observar que os exercícios das cartilhas, como os problemas de matemática, instituem modos específicos de pensar, regulando o pensamento infantil. ...
Abstract
The present paper shows the result of the analysis of pedagogical textbooks used in schools in a Brazilian rural area during the Nationalization Campaign (1937-1945), focusing on the problematization of enunciations on school mathematics that are current there. The theoretical grounds for the study lie in the field of Ethnomathematics – constituted by thinking of Michel Foucault and the ideas formulated by Ludwig Wittgenstein (2004) in his work Philosophical Investigations. In the analysis of t ...
The present paper shows the result of the analysis of pedagogical textbooks used in schools in a Brazilian rural area during the Nationalization Campaign (1937-1945), focusing on the problematization of enunciations on school mathematics that are current there. The theoretical grounds for the study lie in the field of Ethnomathematics – constituted by thinking of Michel Foucault and the ideas formulated by Ludwig Wittgenstein (2004) in his work Philosophical Investigations. In the analysis of the research material, it is observed that the exercises in the textbooks, such as the mathematics problems, instituted specific ways of reasoning, regulating the schoolchildren's thinking. ...
Contido em
Caderno pedagógico (Lajeado). Lajeado, RS. V. 9, n. 1 (2012), p. 51-66
Origem
Nacional
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