Perfil sociodemográfico-familiar, atividades complementares e expectativas profissionais : estudo com concluintes do curso diurno e noturno de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Socio-demographic-family profile, complementary activities and professional expectations : study with graduates of the day and night course of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul
Assunto
Resumo
Introdução: Políticas de democratização do acesso à educação superior impulsionaram mudanças no perfil de estudantes no Brasil. Entre essas políticas destaca-se o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), as ações afirmativas e as políticas de Assistência Estudantil. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o REUNI possibilitou a ampliação de vagas para o turno da noite no curso de Odontologia. Objetivo: Analisar o perfil sociodemográfico-familiar, p ...
Introdução: Políticas de democratização do acesso à educação superior impulsionaram mudanças no perfil de estudantes no Brasil. Entre essas políticas destaca-se o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), as ações afirmativas e as políticas de Assistência Estudantil. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o REUNI possibilitou a ampliação de vagas para o turno da noite no curso de Odontologia. Objetivo: Analisar o perfil sociodemográfico-familiar, participação em atividades complementares na graduação e expectativas profissionais de estudantes concluintes de Odontologia do curso diurno e noturno da UFRGS. Metodologia: Estudo de delineamento observacional transversal. Todos os estudantes regularmente matriculados no último semestre do curso diurno e noturno de Odontologia da UFRGS, no período de 2018 a 2022, foram convidados a participar da pesquisa. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento de pesquisa semiestruturado, autoaplicável, não identificado, pré-testado. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio da estatística descritiva (frequências absolutas e relativas) e as associações foram avaliadas pelos testes Qui-quadrado de Pearson, Qui-quadrado de Tendência Linear e Exato de Fisher, considerando o nível de significância de 5% (p<0,05), utilizando o software Stata 11. As respostas sobre as experiências na graduação (questão aberta) foram interpretadas pela análise temática de conteúdo. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer n.º 18249). Resultados: Participaram do estudo 205 estudantes, 172 do curso diurno (percentual de resposta: 60,8%) e 33 do noturno (percentual de resposta: 46,5%). A maioria eram mulheres (74,4% diurno e 81,8% noturno), solteiros (91,9% diurno e 87,9% noturno), sem filhos (93,6% diurno e 90,9% noturno) e do Rio Grande do Sul (92,4% diurno e 87,9% noturno). Estudantes do curso diurno concluíram a graduação mais jovens (47,7% com idade entre 21-24 anos e 52,3% >25 anos) do que estudantes do curso noturno (15,2% com idade entre 21-24 anos e 84,8% com idade >25 anos) (p=0,00). Apesar do ensino superior completo ter sido o mais frequente para pais e mães dos estudantes do diurno e mães do noturno, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas em relação à escolaridade dos pais e mães desses estudantes (p>0,05). Pais e mães dos estudantes do diurno estavam mais inseridos no mercado de trabalho do que os do noturno (diurno: 62,8% dos pais e 65,1% das mães e noturno: 36,4% dos pais e 30,3% das mães; p=0,00). A renda familiar foi maior entre os estudantes do curso diurno (diurno: 56,4% mais de 5 salários mínimos e noturno: 60,6% até 5 salários mínimos; p=0,01). Ainda que a maioria dos estudantes (diurno: 97,7% e noturno: 87,9%) tenha realizado monitoria acadêmica, extensão e/ou iniciação científica durante a graduação, os estudantes do diurno realizaram tais atividades complementares mais do que os do noturno (p=0,00). Apesar de reconhecerem as contribuições para a formação promovidas por essas participações, relataram desafios relacionados à alta carga horária curricular obrigatória (diurno), pouca divulgação e oferta de vagas destas atividades e dificuldade em aliar trabalho-atividade (noturno). Ambos pretendem ter mais de um vínculo profissional (diurno: 83,7% e noturno: 84,8%) e, após o término da graduação, realizar aperfeiçoamento (diurno: 98,3% e noturno: 100,0%). Conclusão: Esta pesquisa mostrou que o perfil dos estudantes do curso diurno e noturno se aproxima em relação às variáveis sexo, estado civil, filhos, estado de origem, escolaridade dos pais e mães, expectativas de atuação profissional e de aperfeiçoamento após a graduação. Difere quanto à idade, inserção dos pais e mães no mercado de trabalho, renda familiar e realização de atividades complementares na graduação. Estudos com graduandos e pós-graduação/egressos, que acompanhem o perfil destes estudantes, incluindo novas variáveis e abordagens metodológicas de pesquisa devem ser estimulados. ...
Abstract
Introduction: Policies to democratize access to Higher Education have driven changes in the profile of students in Brazil. Among these policies, the Federal Universities Expansion and Restructuring Program (REUNI), affirmative actions and Student Assistance policies stand out. At the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), REUNI enabled the expansion of vacancies for the night shift in the Dentistry course. Objective: To analyze the sociodemographic-family profile, participation in com ...
Introduction: Policies to democratize access to Higher Education have driven changes in the profile of students in Brazil. Among these policies, the Federal Universities Expansion and Restructuring Program (REUNI), affirmative actions and Student Assistance policies stand out. At the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), REUNI enabled the expansion of vacancies for the night shift in the Dentistry course. Objective: To analyze the sociodemographic-family profile, participation in complementary activities in graduation and professional expectations of graduating students of Dentistry from the day and night course at UFRGS. Methods: Cross-sectional observational study. All students regularly enrolled in the last semester of the day and night course of Dentistry at UFRGS, in the period from 2018 to 2022, were invited to participate in the research. For data collection, a semi-structured, selfadministered, unidentified, pre-tested research instrument was used. Quantitative data analysis was performed using descriptive statistics (absolute/relative frequencies) and associations were evaluated using Pearson's Chi-square, Linear Trend Chi-square and Fisher's Exact tests, considering a significance level of 5 % (p<0.05), using the Stata 11 software. Answers about undergraduate experiences (open question) were interpreted through thematic content analysis. The research was approved by the Research Ethics Committee (Opinion n.º 18249). Results: A total of 205 students participated in the study, 172 from the day course (response percentage: 60.8%) and 33 from the night course (response percentage: 46.5%). Most were women (74.4% daytime and 81.8% nighttime), single (91.9% daytime and 87.9% nighttime), without children (93.6% daytime and 90.9% nighttime) and Rio Grande do Sul (92.4% daytime and 87.9% nighttime). Day course students undergraduate younger (47.7% aged 21- 24 years and 52.3% >25 years) than evening course students (15.2% aged 21-24 years and 84 .8% aged >25 years) (p=0.00). Although complete higher education was the most frequent for fathers and mothers of daytime students and mothers of night classes, no statistically significant differences were observed in relation to the education of the fathers and mothers of these students (p>0.05). Fathers and mothers of day students were more involved in the job market than night students (day: 62.8% of fathers and 65.1% of mothers and night: 36.4% of fathers and 30.3% of mothers; p=0.00). Family income was higher among students on the day course (day: 56.4% more than 5 minimum wages and night: 60.6% up to 5 minimum wages; p=0.01). Although most students (daytime: 97.7% and nighttime: 87.9%) carried out academic monitoring, extension and/or scientific initiation during graduation, daytime students performed such complementary activities more than nighttime students (p=0.00). Despite acknowledging the contributions promoted by these participations, they reported challenges related to the high mandatory curricular workload (daytime), little disclosure and offer of vacancies for these activities and difficulty in combining work and activity (nighttime). Both intend to have more than one professional link (daytime: 83.7% and nighttime: 84.8%) and, after graduation, undertake further training (daytime: 98.3% and nighttime: 100.0%). Conclusion: This research showed that the profile of day and night course students is similar in relation to the variables sex, marital status, children, state of origin, parents' education, expectations of professional performance and improvement after graduation. It differs in terms of age, insertion of fathers and mothers in the labor market, family income and completion of complementary activities during graduation. Studies with undergraduates and graduates from/graduates, which follow the profile of these students, including new variables and methodological research approaches should be encouraged. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
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TCC Odontologia (976)
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