Trajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superior
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo explicitar a trajetória de desafios e conquistas que professoras surdas percorreram até chegarem ao cargo de docentes de ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado analisando de forma qualitativa as narrativas surdas divulgadas nas teses e dissertações de três atuais docentes surdas da UFRGS e em entrevistas concedidas por esses mesmos sujeitos em eventos on-line, promovidos por projetos de extensão e disp ...
O presente trabalho tem como objetivo explicitar a trajetória de desafios e conquistas que professoras surdas percorreram até chegarem ao cargo de docentes de ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado analisando de forma qualitativa as narrativas surdas divulgadas nas teses e dissertações de três atuais docentes surdas da UFRGS e em entrevistas concedidas por esses mesmos sujeitos em eventos on-line, promovidos por projetos de extensão e disponibilizadas em modo público no Youtube. As reflexões foram feitas a partir de elementos que evidenciam a identidade e cultura do surdo, como também o contexto atual das políticas públicas de inclusão, além de problematizar sobre os possíveis efeitos da presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assim como dos docentes surdos, na universidade. A análise da trajetória dessas professoras surdas pode evidenciar os constantes desafios perpassados e colaborar para a construção de novos caminhos para a participação efetiva dos surdos dentro da sociedade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License