Adaptação e avaliação de uma intervenção online de planejamento de carreira para estudantes universitários : um estudo de viabilidade
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo de viabilidade do tipo piloto tem por objetivo apresentar o desenvolvimento, adaptação e a avaliação de uma intervenção online em grupo na área de planejamento de carreira voltada a estudantes universitários, com base no modelo teórico Hope-Action Theory. A amostra foi composta por 20 participantes que participaram da intervenção com idades entre 19 e 39 anos (M = 25,4; DP = 5,33), de ambos os sexos. Foram encontradas mudanças nas variáveis que avaliavam comportamentos adaptativos p ...
Este estudo de viabilidade do tipo piloto tem por objetivo apresentar o desenvolvimento, adaptação e a avaliação de uma intervenção online em grupo na área de planejamento de carreira voltada a estudantes universitários, com base no modelo teórico Hope-Action Theory. A amostra foi composta por 20 participantes que participaram da intervenção com idades entre 19 e 39 anos (M = 25,4; DP = 5,33), de ambos os sexos. Foram encontradas mudanças nas variáveis que avaliavam comportamentos adaptativos para a carreira, projeto de vida e esperança com tamanhos de efeito significativos. Além disso, este trabalho discute questões relacionadas ao processo de desenvolvimento de um futuro estudo quaseexperimental, considerando as dificuldades encontradas para a realização de uma pesquisa que envolva coleta de dados e uma intervenção em grupo. ...
Abstract
This present pilot feasibility study aims to present the development, adaptation and evaluation of an online group intervention in the area of career planning aimed at university students, based on the Hope-Action Theory. The sample consisted of 20 participants who participated in the intervention aged between 19 and 39 years (M = 25.4; SD = 5.33), of both sexes. Changes were found in the variables that assessed adaptive behaviors for career, life project and hope with significant effect sizes. ...
This present pilot feasibility study aims to present the development, adaptation and evaluation of an online group intervention in the area of career planning aimed at university students, based on the Hope-Action Theory. The sample consisted of 20 participants who participated in the intervention aged between 19 and 39 years (M = 25.4; SD = 5.33), of both sexes. Changes were found in the variables that assessed adaptive behaviors for career, life project and hope with significant effect sizes. Furthermore, this work discusses issues related to the process of developing a future quasi-experimental study, considering the difficulties encountered in carrying out a research that involves data collection and group intervention. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (438)
Este item está licenciado na Creative Commons License