Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Victor Hugo Nedelpt_BR
dc.date.accessioned2024-06-26T06:29:53Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1806-6356pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275927pt_BR
dc.description.abstractA chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes–escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF, também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe arrival of the COVID-19 pandemic changed, very quickly, various forms of life in contemporary society, among them, the teaching and learning processes in schools had to be reconsidered in an emergency way. This work had as main objective to analyze the organization and systematization of the activities of the remote studies presented on the website of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as a way to understand how students-school communication took place in the midst of the COVID pandemic -19. To this end, a case study was conducted based on public information posted weekly on the institution's website, in order to find examples and models of how the school institution's communication process with its student interlocutors occurred, in the midst of the planned. It was possible to verify that the layout used for the presentation of weekly remote activities by series and discipline favored the understanding of what should be done and forwarded by the students. Other formats, in addition to PDF activities, were also found, such as activities via the Google Classroom platform. Therefore, considering that this is an exceptional moment for which education as a whole was not prepared to experience, the model adopted by the institution studied showed significant successes that boosted the school's communication processes with its students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista FSA. Teresina. Vol. 17, n. 12 (dez. 2020), p. 200-214.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectComunicationen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectCOVID-19en
dc.titleEstratégias de comunicação na escola : estudantes em meio à pandemia da Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeCommunication strategies school : students in the middle of the Covid-19 pandemicen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122892pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples