Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Luane Machado dept_BR
dc.contributor.authorJornada, Júlia Mariana dos Santospt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Aline Leitept_BR
dc.contributor.authorStephanou, Cássia Karime Klotzpt_BR
dc.contributor.authorCampos, Camilla Larreapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Letícia Paschoal dapt_BR
dc.contributor.authorParahiba, Thainara Schardosimpt_BR
dc.contributor.authorBulgarelli, Alexandre Fáveropt_BR
dc.date.accessioned2024-06-22T06:39:59Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1679-5954pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275913pt_BR
dc.description.abstractA interlocução entre saúde mental, pessoas idosas e saúde bucal é um assunto que precisa ser abordado na formação em Odontologia. Mesmo que em um curto período dentro dos 5 anos de formação, um momento em que estes temas se encontram em um estágio extramuros mostra-se interessante e enriquecedor. O objetivo do presente artigo é apresentar um relato de experiência de estudantes de Odontologia na promoção da saúde dentro do escopo da Odontologia em uma instituição de longa permanência em um município do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, o presente relato de experiência foi estruturado de acordo com o referencial teórico para Sistematização de Experiências, seguindo os seguintes passos: descrição do ponto de partida, elaboração de perguntas iniciais, reflexão sobre o processo vivido e descrição e apresentação dos pontos finais da experiência. As 7 estudantes de graduação envolvidas nesta experiência planejaram e desenvolveram, com professores-tutores e supervisores locais, ações de cuidado e educação em saúde bucal para 32 pessoas institucionalizadas. As atividades desenvolvidas geraram engajamento mútuo, tanto das estagiárias quanto dos residentes e trabalhadores da instituição. Neste contexto, este texto apresenta experiências em uma narrativa permeada pelas dificuldades, potencialidades e motivações para o aprendizado da Odontologiapt_BR
dc.description.abstractEl diálogo entre salud mental, personas mayores y salud bucal es un tema que es necesario abordar en la formación de Odontología. Aunque sea en un corto período dentro de los 5 años de formación, un momento en el que estos temas se encuentran en una etapa extramuros resulta interesante y enriquecedor. El objetivo de este artículo es presentar un relato de experiencia de estudiantes de Odontología en la promoción de la salud en el ámbito de la Odontología en una institución de larga duración en una ciudad de Rio Grande do Sul. Metodológicamente, este relato de experiencia se estructuró de acuerdo con el marco teórico para Sistematización de Experiencias, siguiendo los siguientes pasos: descripción del punto de partida, elaboración de preguntas iniciales, reflexión sobre el proceso vivido y descripción y presentación de los puntos finales de la experiencia. Las 7 estudiantes de pregrado involucradas en esta experiencia planificaron y desarrollaron, con profesores-tutores y supervisores locales, acciones de educación y atención en salud bucal para 32 personas institucionalizadas. Las actividades desarrolladas generaron un compromiso mutuo, tanto entre los pasantes como entre los residentes y trabajadores de la institución. En este contexto, este texto presenta experiencias en una narrativa permeada por las dificultades, potencialidades y motivaciones para aprender Odontología.es
dc.description.abstractThe dialogue between mental health, older people and oral health is a topic that must be addressed in Dentistry training. Even if in a short period within the 5 years of training, the moment when these themes come together in an internship program outside the college walls proves to be interesting and enriching. The objective of this article is to present an experience report of Dentistry students aimed at promoting health within the scope of Dentistry in a long-term institution located in a municipality in the state of Rio Grande do Sul. Methodologically, this experience report was structured according to the theoretical framework for Systematization of Experiences and followed these steps: description of the starting point, formulation of the initial questions, reflection about the process experienced and, finally, description and presentation of the end points of the experience. The 7 undergraduate students participating in this experience, together with tutor-professors and local supervisors, planned and developed care and educational actions focused on oral health for 32 institutionalized individuals. The activities developed generated mutual engagement between the interns and the institution's residents and workers. In this context, this article presents experiences that followed a narrative permeated by the difficulties, potentialities, and motivations encountered in the Dentistry learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da ABENO. Brasília. Vol. 24, n. 1 (2024), 1999, 11 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCentros comunitários de saúde mentalpt_BR
dc.subjectCentros Comunitarios de Salud Mentales
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectEducación en salud dentales
dc.subjectAncianoes
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectEducação em saúde bucalpt_BR
dc.subjectSalud bucales
dc.subjectCommunity Mental Health Centersen
dc.subjectAgeden
dc.subjectOral healthen
dc.subjectHealth education, dentalen
dc.titleVivenciando o cuidado em saúde bucal para pessoas idosas em acompanhamento em saúde mental : relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeVivenciando el cuidado de la salud bucal del anciano en seguimiento de salud mental : relato de experienciaes
dc.title.alternativeExperiencing oral health care aimed at older people undergoing mental health care : an experience reporten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200940pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples