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dc.contributor.authorTompsen, Natália Noronhapt_BR
dc.contributor.authorMeireles, Eversonpt_BR
dc.contributor.authorPeduzzi, Marinapt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2024-06-13T06:46:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0101-1774pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275811pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Educação Interprofissional (EIP) é uma estratégia pedagógica que busca preparar o futuro profissional da saúde para o trabalho colaborativo. Objetivo: Identificar experiências curriculares de EIP e avaliar a disponibilidade de estudantes/egressos da graduação em Odontologia para o aprendizado interprofissional. Metodologia: Estudo observacional transversal realizado em uma universidade pública da Região Sul do Brasil. Amostra foi constituída por estudantes e egressos de Odontologia que participaram da disciplina eletiva integradora dos cursos da saúde com foco na EIP e estudantes do último ano do curso que não a cursaram (N=172). Coleta de dados envolveu a aplicação online da versão validada para língua portuguesa e ampliada da Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS-40), acrescentando-se questões de perfil sociodemográfico dos participantes e experiências de EIP na graduação. Resultado: Participaram do estudo 76 estudantes e 12 egressos de Odontologia (n=88). Atividades de EIP foram observadas nos estágios curriculares (20,4%), atividades extracurriculares diversas (17%), de extensão (13,6%) e pesquisa (7,6%). Entre os que cursaram a disciplina integradora, 89,1% a reconheceram como uma atividade de EIP. Resultados da RIPLS mostraram estudantes e egressos com atitudes positivas para EIP, ainda que não tenha sido verificada associação entre participação em atividades de EIP e maior disponibilidade para aprendizagem compartilhada. Conclusão: Experiências curriculares pontuais de EIP na graduação em Odontologia foram observadas na Universidade investigada, especialmente em atividades eletivas e estágios curriculares. Para que sejam efetivas no desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho interprofissional em saúde, as experiências de EIP devem estar presentes ao longo da formação do cirurgião-dentista.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Interprofessional Education (IPE) is a pedagogical strategy that seeks to prepare the future health professional for a collaborative teamwork. Objective: To identify curricular experiences of IPE and to evaluate the readiness of undergraduate students in Dentistry for the interprofessional learning. Methodology: This is an observational cross-sectional study conducted at a public university in the south of Brazil. The sample was made up of dentistry students who participated in the elective integrative discipline of health courses focused on IPE and students of the last year of the course (N=172). The data collection involved the online application of the Portuguese validated version and expanded from the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS-40), adding questions about the sociodemographic profile of the participants and experiences of IPE at graduation. Result: 76 undergraduate students and 12 dentistry graduates participated in the study (n=88). IPE activities were observed in the curricular insternships of the course (20.4%), in various extracurricular activities (17%), extension (13.6%) and research (7.6%). Among those who studied the integrative discipline, 89.1% recognized it as an IPE activity. RIPLS results showed students and graduates with positive attitudes for IPE, although there was no association between participation in IPE activities and greater availability for shared learning. Conclusion: One-off curricular experiences of IPE in dental graduation were observed at the investigated University, especially in elective activities and curricular stages. In order to be effective in developing collaborative skills for interprofessional health work, IPE experiences must be present throughout the training of the dentist.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de odontologia da UNESP. Araraquara. Vol. 47, no. 5 (set./out. 2018), p. 309-320pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectRelações interprofissionaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleEducação interprofissional na graduação em Odontologia experiências curriculares e disponibilidade de estudantespt_BR
dc.title.alternativeInterprofessional education in undergraduation in dentistry curricular experiences and student availabilityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085005pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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