Psicanálise e educação : os paradoxos da alteridade
Visualizar/abrir
Data
2013Tipo
Outro título
Psychoanalysis and education : the paradoxes of otherness
Resumo
. Este artigo trabalha o conceito de alteridade, fazendo uma correlação entre Psicanálise e Educação. Para ambas as disciplinas deve estar colocada, como condição, a diferença do outro como semelhante; a inscrição do Outro, que marca um processo particular de inserção na cultura; e do outro radical e inapreensível. Entre elas vamos identificar um certo modo de produção do sujeito que passa necessariamente pela relação com o outro, mas que não se faz sem obstáculos. Quais são os paradoxos da alt ...
. Este artigo trabalha o conceito de alteridade, fazendo uma correlação entre Psicanálise e Educação. Para ambas as disciplinas deve estar colocada, como condição, a diferença do outro como semelhante; a inscrição do Outro, que marca um processo particular de inserção na cultura; e do outro radical e inapreensível. Entre elas vamos identificar um certo modo de produção do sujeito que passa necessariamente pela relação com o outro, mas que não se faz sem obstáculos. Quais são os paradoxos da alteridade? É nossa pergunta que conduz a pensarmos a relação do sujeito a três registros da alteridade. ...
Abstract
This article approaches the concept of otherness in a correlation between Psychoanalysis and Education. As a condition for both disciplines a difference must be placed between the other as a peer; the inscription of the Other operating a particular process of cultural insertion; and the radical and inapprehensible other. Among them we identify a certain mode of production of the subject that necessarily regards the relation with the other but does not take place without obstacles. What are the ...
This article approaches the concept of otherness in a correlation between Psychoanalysis and Education. As a condition for both disciplines a difference must be placed between the other as a peer; the inscription of the Other operating a particular process of cultural insertion; and the radical and inapprehensible other. Among them we identify a certain mode of production of the subject that necessarily regards the relation with the other but does not take place without obstacles. What are the paradoxes of otherness? Our question leads us to examine the relation of the subject with three registers of otherness. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 433-454.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License