Estrutura, contexto e estratégia na etnografia musical
dc.contributor.author | Turino, Thomas | pt_BR |
dc.contributor.author | Lucas, Maria Elizabeth da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-08T06:31:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-7183 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/275667 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo discute a questão da dialética entre teoria e prática e suas implicações na representação etnográfica através de duas figuras exponenciais do pensamento contemporâneo: Pierre Bourdieu e Michel de Certeau. O autor ao apontar aos etnógrafos de música alguns dos limites da teoria da prática, apresenta sugestões para superá-los por via de um relato detalhado de uma performance musical ocorrida durante a Fiesta de la Cruz no distrito rural Aymara de Conima, sul do Peru. Ele cria uma moldura interpretativa sensível aos vários níveis de signifi cados contextuais deste episódio, do qual também participou como músico. Como um passo adiante na representação etnomusicológica o autor propõe aos etnógrafos de música uma ação reflexiva que leve em conta o seu papel ambivalente de serem, ao mesmo tempo, críticos e participantes de sistemas sociais de dominação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article discusses the dialectic between practice and structure and its implications in ethnographic representation from the standpoint of two major contemporary thinkers: Pierre Bourdieu and Michel de Certeau. The author calls attention of music ethnographers for some of the limits of the so-called "practice theory" and advances some suggestions to overcome them in music ethnography. As an example, the author gives a detailed account of a music performance held during the Fiesta de la Cruz, in the rural Aymara district of Conima, southern Peru. Here, he sets an interpretative frame sensitive to several layers of contextual meanings for this single episode in which he, too, participated as a musician. As a step further in ethnomusicological representation, he calls for a reflexive action in which music ethnographers should consider their ambivalent role as both participants and critics of social domination systems. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Horizontes antropológicos. Porto Alegre. Vol. 5, n. 11 (out. 1999), p.13-28 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ethnomusicological representation | en |
dc.subject | Etnografia : Música | pt_BR |
dc.subject | Musical ethnography | en |
dc.subject | Practice theory | en |
dc.title | Estrutura, contexto e estratégia na etnografia musical | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000268324 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42434)Linguística, Letras e Artes (2943)