Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTurino, Thomaspt_BR
dc.contributor.authorLucas, Maria Elizabeth da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-08T06:31:11Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn0104-7183pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275667pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute a questão da dialética entre teoria e prática e suas implicações na representação etnográfica através de duas figuras exponenciais do pensamento contemporâneo: Pierre Bourdieu e Michel de Certeau. O autor ao apontar aos etnógrafos de música alguns dos limites da teoria da prática, apresenta sugestões para superá-los por via de um relato detalhado de uma performance musical ocorrida durante a Fiesta de la Cruz no distrito rural Aymara de Conima, sul do Peru. Ele cria uma moldura interpretativa sensível aos vários níveis de signifi cados contextuais deste episódio, do qual também participou como músico. Como um passo adiante na representação etnomusicológica o autor propõe aos etnógrafos de música uma ação reflexiva que leve em conta o seu papel ambivalente de serem, ao mesmo tempo, críticos e participantes de sistemas sociais de dominação.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the dialectic between practice and structure and its implications in ethnographic representation from the standpoint of two major contemporary thinkers: Pierre Bourdieu and Michel de Certeau. The author calls attention of music ethnographers for some of the limits of the so-called "practice theory" and advances some suggestions to overcome them in music ethnography. As an example, the author gives a detailed account of a music performance held during the Fiesta de la Cruz, in the rural Aymara district of Conima, southern Peru. Here, he sets an interpretative frame sensitive to several layers of contextual meanings for this single episode in which he, too, participated as a musician. As a step further in ethnomusicological representation, he calls for a reflexive action in which music ethnographers should consider their ambivalent role as both participants and critics of social domination systems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHorizontes antropológicos. Porto Alegre. Vol. 5, n. 11 (out. 1999), p.13-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnomusicological representationen
dc.subjectEtnografia : Músicapt_BR
dc.subjectMusical ethnographyen
dc.subjectPractice theoryen
dc.titleEstrutura, contexto e estratégia na etnografia musicalpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000268324pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples