Projeto de um par de mangas de eixo automotivas para a Fórmula SAE
dc.contributor.advisor | Souza, André João de | pt_BR |
dc.contributor.author | Flesch, Evandro Luís | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-27T05:59:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27545 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa documentar os detalhes referentes ao projeto de um par de mangas de eixo automotivas. Tais componentes serão empregados em um veículo experimental desenvolvido por estudantes da universidade para desenvolvimento de um segundo veículo que representará a escola em uma competição de engenharia. A manga de eixo é o elo entre o conjunto de roda e pneu e os braços de suspensão do veículo, sendo responsável por sua dirigibilidade, estabilidade e comportamento. Questões relativas à sua influência no comportamento do veículo, à interferência com outros componentes e à fabricação são abordadas. Métodos de análise estrutural com auxílio computacional são empregados para estimar seu comportamento frente a suas condições de operação. Os esforços internos estimados após sucessivas iterações no desenho da geometria do componente mantiveram-se em patamares aceitáveis para o material escolhido. Os desenhos de conjunto mostraram-se adequados, de maneira a permitir a execução do componente, restando apenas a definição do conjunto de freios a ser utilizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this work is to register the details according to the automotive wheel carrier pair project. Such components will be employed in an experimental vehicle developed by the university students to make a second car, which will represent the school in the Formula SAE Engineering Competition. The wheel carrier is the final frontier between wheel/tire package and vehicle suspension brackets, being responsible for its handling, stability and behavior. Topics about its influence in vehicle's behavior, assembly issues and manufacturing are discussed. Computational structural analysis methods are employed to estimate the component behavior on the operating conditions. The internal stresses, estimated after successive iterations on the component geometry, have been in an acceptable level considering the chosen material. The assembly drawings proven be adequate, in order to allow the manufacture of the wheel carrier, just remaining the decision about the brake system that will be utilized. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Automotive project | en |
dc.subject | Wheel carrier | en |
dc.subject | Formula SAE | en |
dc.title | Projeto de um par de mangas de eixo automotivas para a Fórmula SAE | pt_BR |
dc.title.alternative | Project of an automotive wheel carrier pair to Formula SAE | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000765323 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5856)