Show simple item record

dc.contributor.authorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Josemberg Moura dept_BR
dc.contributor.authorPeixoto, Evandro Moraispt_BR
dc.date.accessioned2024-05-01T06:52:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1414-9893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275239pt_BR
dc.description.abstractOs testes psicológicos são de grande importância para a atuação do psicólogo, sendo essenciais para a condução de processos de avaliação psicológica (AP). Considerando o contexto social, cultural e político atual da AP no Brasil, este artigo objetiva discutir as diferenças na formação em Psicologia na área de AP no Brasil e em outros países, os processos de avaliação e verificação da qualidade dos testes psicológicos, bem como as restrições de sua utilização em diferentes países. Uma visão comparativa mostra que o sistema de avaliação existente no Brasil (Satepsi) trouxe avanços para a área, mas ainda há deficiências quanto à formação do psicólogo para atuar na área. Com relação às restrições, questiona-se de que forma poderíamos implementar mudanças, valorizando mais a competência para uso de instrumentos do que o título de psicólogo. Ressaltamos que, assim como em outros países, deveríamos criar processos de creditação para a atuação, de modo que somente os profissionais capacitados pudessem conduzir processos de AP. Por fim, concluímos que a questão da formação em Psicologia e, especificamente, em AP, em um país como o Brasil, com tantas desigualdades regionais, precisa ser constantemente revisitada.pt_BR
dc.description.abstractPsychological tests are highly important in the psychological practice, being essential in the process of psychological assessment (PA). Considering the current social, cultural, and political context of PA in Brazil, this article aims to discuss the differences in PA Psychology formation, the evaluation and verification of psychological tests quality, as well as restrictions regarding its use in different countries. A comparative analysis shows that the existing evaluation system in Brazil (SATESPI) leveraged advances to the field, but the formation of the psychologist within this field still implies some deficiencies. Regarding restrictions, this work questions how we could implement changes, valuing the competence for applying the instruments rather than the title of psychologist. As in other countries, we should create crediting processes for PA psychology performance, so that only trained professionals could conduct PA processes. In conclusion, in a country such as Brazil, with so many regional inequalities, the issue of formation in Psychology, and specifically in PA, must be constantly revisited.en
dc.description.abstractAs pruebas psicológicas son de gran importancia para la actuación del psicólogo, siendo fundamentales para la conducción de los procesos de evaluación psicológica (EP). Considerando el contexto social, cultural y político actual de AP en Brasil, este artículo tiene como objetivo discutir las diferencias en la formación de Psicología en el área de AP en Brasil y en otros países, los procesos de evaluación y verificación de la calidad de las pruebas psicológicas, así como restricciones sobre su uso en diferentes países. Una vista comparativa muestra que el sistema de evaluación existente en Brasil (Satepsi) ha traído avances al área, pero aún existen deficiencias en cuanto a la formación del psicólogo para trabajar en el área. En cuanto a las restricciones, se cuestiona cómo podríamos implementar cambios, valorando más la competencia para el uso de instrumentos que el título de psicólogo. Enfatizamos que, como en otros países, debemos crear procesos de acreditación por el desempeño, de manera que solo profesionales capacitados puedan realizar los procesos de AP. Finalmente, concluimos que el tema de la formación en Psicología y, específicamente, en AP, en un país como Brasil, con tantas desigualdades regionales, necesita ser constantemente revisado.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação psicológica. Brasília. Vol. 41, nesp 1 (2021), e252970, p. 1-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychological assessmenten
dc.subjectFormação do psicológopt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectPsychological testsen
dc.subjectTest qualityen
dc.subjectTestes psicológicospt_BR
dc.subjectFormationen
dc.subjectTest constructionen
dc.subjectEvaluación psicológicaes
dc.subjectPruebas psicológicases
dc.subjectCalidad de las pruebases
dc.subjectFormaciónes
dc.titleO uso de testes psicológicos : formação, avaliação e critérios de restriçãopt_BR
dc.title.alternativeThe use of psychological tests : formation, evaluation and criteria of restrictionen
dc.title.alternativeEl uso de pruebas psicológicas : formación, evaluación y criterios de restricciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200843pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record