Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSelau, Thaispt_BR
dc.contributor.authorSilva, Monia Aparecida dapt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.date.accessioned2024-05-01T06:51:03Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1677-0471pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275207pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta o processo de construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para a Deficiência Intelectual (EFA-DI). A EFA-DI foi elaborada a fim de avaliar o funcionamento adaptativo em crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos por meio de relato parental, para auxiliar no diagnóstico de Deficiência Intelectual. O processo envolveu cinco etapas: fundamentação teórica; estabelecimento das dimensões e construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por quatro juízes especialistas; análise semântica dos itens pela população-alvo; e estudo piloto. Em sua versão final, 52 itens integram a EFA-DI. Estudos já estão em andamento para finalizar o procedimento de construção da EFA-DI, bem como para investigar suas evidências de validade, fidedignidade e normas de interpretação. Espera-se que a escala contribua às áreas de avaliação psicológica e desenvolvimento infantil no contexto brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents the process of development of the Adaptive Functioning Scale for Intellectual Disability (AFS-ID) and evidence of its content validity. The AFS-ID was conceived to assess the adaptive functioning of children and adolescents, aged between 7 and 15 years, through parental reports, covering Conceptual, Social and Practical domains. The development process involved five steps: designation of the theoretical framework; definition of the dimensions and development of the preliminary version; analysis of the items by four experts; semantic analysis of the items by the target population; and a pilot study. The final version consisted of 52 items. Studies are already in progress to finish the construction of the EFA-DI and to investigate its evidence of validity, reliability and norms of interpretation. We expect that the AFS-ID will contribute to the psychological assessment of childhood development in the Brazilian context.en
dc.description.abstractEste estudio presenta el proceso de construcción y evidencia de validez de contenido de la Escala de Funcionamiento Adaptativo para la Deficiencia Intelectual (EFA-DI). La EFA-DI fue elaborada para evaluar el funcionamiento adaptativo en niños y adolescentes entre 7 y 15 años por medio de relato parental, para auxiliar en el diagnóstico de Deficiencia Intelectual. El proceso englobó cinco etapas: fundamentación teórica; establecimiento de las dimensiones y construcción de los ítems de la versión preliminar; análisis de los ítems por cuatro jueces especialistas; análisis semántico de los ítems por la población objetivo; y estudio piloto. Otros estudios ya están en marcha para finalizar el procedimiento de construcción de la EFA-DI, así como para investigar sus evidencias de validez, fiabilidad y normas de interpretación. Se espera que la escala contribuya a las áreas de evaluación psicológica y desarrollo infantil en el contexto brasileño.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 19, n. 3 (jul./set. 2020), p. 333-341pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrução do testept_BR
dc.subjectAdaptive functioningen
dc.subjectIntellectual disabilityen
dc.subjectAdaptação psicológicapt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectTest constructionen
dc.subjectFuncionamiento adaptativoes
dc.subjectDiscapacidad intelectuales
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectConstrucción de testses
dc.titleConstrução e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI)pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of the Adaptive Functioning Scale for Intellectual Disability (EFA-DI) and evidence of content validity en
dc.title.alternativeConstrucción y evidencias de validez de contenido de la Escala de Funcionamiento Adaptativo para Deficiencia Intelectual (EFA-DI) es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200670pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples