Construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI)
dc.contributor.author | Selau, Thais | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Monia Aparecida da | pt_BR |
dc.contributor.author | Bandeira, Denise Ruschel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-01T06:51:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-0471 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/275207 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta o processo de construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para a Deficiência Intelectual (EFA-DI). A EFA-DI foi elaborada a fim de avaliar o funcionamento adaptativo em crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos por meio de relato parental, para auxiliar no diagnóstico de Deficiência Intelectual. O processo envolveu cinco etapas: fundamentação teórica; estabelecimento das dimensões e construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por quatro juízes especialistas; análise semântica dos itens pela população-alvo; e estudo piloto. Em sua versão final, 52 itens integram a EFA-DI. Estudos já estão em andamento para finalizar o procedimento de construção da EFA-DI, bem como para investigar suas evidências de validade, fidedignidade e normas de interpretação. Espera-se que a escala contribua às áreas de avaliação psicológica e desenvolvimento infantil no contexto brasileiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents the process of development of the Adaptive Functioning Scale for Intellectual Disability (AFS-ID) and evidence of its content validity. The AFS-ID was conceived to assess the adaptive functioning of children and adolescents, aged between 7 and 15 years, through parental reports, covering Conceptual, Social and Practical domains. The development process involved five steps: designation of the theoretical framework; definition of the dimensions and development of the preliminary version; analysis of the items by four experts; semantic analysis of the items by the target population; and a pilot study. The final version consisted of 52 items. Studies are already in progress to finish the construction of the EFA-DI and to investigate its evidence of validity, reliability and norms of interpretation. We expect that the AFS-ID will contribute to the psychological assessment of childhood development in the Brazilian context. | en |
dc.description.abstract | Este estudio presenta el proceso de construcción y evidencia de validez de contenido de la Escala de Funcionamiento Adaptativo para la Deficiencia Intelectual (EFA-DI). La EFA-DI fue elaborada para evaluar el funcionamiento adaptativo en niños y adolescentes entre 7 y 15 años por medio de relato parental, para auxiliar en el diagnóstico de Deficiencia Intelectual. El proceso englobó cinco etapas: fundamentación teórica; establecimiento de las dimensiones y construcción de los ítems de la versión preliminar; análisis de los ítems por cuatro jueces especialistas; análisis semántico de los ítems por la población objetivo; y estudio piloto. Otros estudios ya están en marcha para finalizar el procedimiento de construcción de la EFA-DI, así como para investigar sus evidencias de validez, fiabilidad y normas de interpretación. Se espera que la escala contribuya a las áreas de evaluación psicológica y desarrollo infantil en el contexto brasileño. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Avaliação psicológica. São Paulo. Vol. 19, n. 3 (jul./set. 2020), p. 333-341 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Construção do teste | pt_BR |
dc.subject | Adaptive functioning | en |
dc.subject | Intellectual disability | en |
dc.subject | Adaptação psicológica | pt_BR |
dc.subject | Assessment | en |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Test construction | en |
dc.subject | Funcionamiento adaptativo | es |
dc.subject | Discapacidad intelectual | es |
dc.subject | Evaluación | es |
dc.subject | Construcción de tests | es |
dc.title | Construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI) | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of the Adaptive Functioning Scale for Intellectual Disability (EFA-DI) and evidence of content validity | en |
dc.title.alternative | Construcción y evidencias de validez de contenido de la Escala de Funcionamiento Adaptativo para Deficiencia Intelectual (EFA-DI) | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200670 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40021)Humanities (6885)